A perversão da razão : representações da cidade no Inferno de Dante Alighieri
Visualizar/abrir
Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
O objetivo desta pesquisa é analisar as diferentes representações da cidade medieval conforme elas aparecem no primeiro cantica d’A Divina Comédia de Dante Alighieri, o Inferno. Inicialmente, traço um breve contexto da reestruturação da cidade medieval, particularmente no Norte da Península Itálica, após a queda do Império Romano Ocidental, assim como da vida urbana durante o final do século XIII. Em seguida, exploro os diferentes atores e as novas formas de sociabilidade desenvolvidas e estabe ...
O objetivo desta pesquisa é analisar as diferentes representações da cidade medieval conforme elas aparecem no primeiro cantica d’A Divina Comédia de Dante Alighieri, o Inferno. Inicialmente, traço um breve contexto da reestruturação da cidade medieval, particularmente no Norte da Península Itálica, após a queda do Império Romano Ocidental, assim como da vida urbana durante o final do século XIII. Em seguida, exploro os diferentes atores e as novas formas de sociabilidade desenvolvidas e estabelecidas no ambiente urbano, como a presença de ordens militares, ordens mendicantes e corporações de ofício, e como estas se relacionam com a obra de Dante. No terceiro capítulo analiso a obra em si, explorando a estrutura do Inferno segundo um eixo social e um eixo racional, sua relação com os pecados e pecadores, e sua conexão com a vida urbana medieval. Por fim, investigo a espacialidade do Inferno, sua materialidade e sua topografia, analisando o espaço imaginado em conexão com os sentidos narrativos contidos no poema. ...
Abstract
The goal of this research is to analyze the different representations of the medieval city as they appear in the first cantica of Dante Alighieri’s The Divine Comedy, the Inferno. Initially I trace a brief context of the medieval city’s restructuring, particularly in the Northern Italian Peninsula, after the fall of the Western Roman Empire, as well as the urban life during the end of the thirteenth century. After that, I explore the different actors and the new forms of sociability developed a ...
The goal of this research is to analyze the different representations of the medieval city as they appear in the first cantica of Dante Alighieri’s The Divine Comedy, the Inferno. Initially I trace a brief context of the medieval city’s restructuring, particularly in the Northern Italian Peninsula, after the fall of the Western Roman Empire, as well as the urban life during the end of the thirteenth century. After that, I explore the different actors and the new forms of sociability developed and established in the urban environment, such as the presence of military orders, mendicant orders and trade corporations, and how these relate to Dante’s work. In the third chapter I analyze the work itself, exploring Hell’s structure according to a social axis and a rational axis, their relation to the sins and sinners, and connection to medieval urban life. Lastly, I investigate Hell’s spatiality, its materiality and topography, analyzing the imagined space in connection to the narrative meanings contained in the poem. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História.
Coleções
-
Ciências Humanas (7479)História (653)
Este item está licenciado na Creative Commons License