Hmt : modelagem e projeto de aplicações hipermídia
Visualizar/abrir
Data
1995Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Outro título
HMT: hypermedia applications modeling and design
Assunto
Resumo
Após três décadas de pesquisa em hipermídia, muitos problemas identificados ainda não foram totalmente solucionados. Problemas relacionados com desorientação, sobrecarga cognitiva, qualidade de interface, interatividade e estruturação dos componentes dos sistemas hipermídia, são alguns que merecem ser citados. Particularmente, o problema clássico de desorientação do usuário recebeu maior atenção. Várias propostas de solução já foram sugeridas: use de roteiros guiados em substituição a navegação ...
Após três décadas de pesquisa em hipermídia, muitos problemas identificados ainda não foram totalmente solucionados. Problemas relacionados com desorientação, sobrecarga cognitiva, qualidade de interface, interatividade e estruturação dos componentes dos sistemas hipermídia, são alguns que merecem ser citados. Particularmente, o problema clássico de desorientação do usuário recebeu maior atenção. Várias propostas de solução já foram sugeridas: use de roteiros guiados em substituição a navegação, retorno ao no anterior (`backtrack'), histórico de nos visitados, marcas de livro (`bookmarks'), mapas globais e locais, visões olho-de-peixe, metáforas, folheadores (`browsers'), entre outras. Se observa também que o avanço tecnológico permite que cada vez mais as aplicações incluam dados multimídia. Esta tendência mostra a necessidade urgente do surgimento de novas técnicas de modelagem de aplicações hipermídia que diminuam os problemas citados anteriormente. Desta forma, se pretende com a presente dissertação, propor uma técnica de modelagem de aplicações hipermídia, capaz de diminuir os problemas de desorientação do usuário e também de facilitar a identificação das estruturas compreensíveis que interligarão os componentes da aplicação. A técnica de modelagem aqui proposta - HMT (`Hypermedia Modeling Technique') - utiliza quatro modelos para descrever uma aplicação: o modelo de objetos descreve os objetos do domínio da aplicação e seus relacionamentos; o modelo de hiperobjetos refina o modelo de objetos, adicionando maior semântica aos relacionamentos; o modelo de navegação descreve os elos e estruturas de acesso e o modelo de interface contem as descrições sobre como o usuário ira perceber os objetos hipermídia. A técnica HMT se baseou no levantamento dos problemas relevantes as aplicações hipermídia e principalmente na analise das propostas e dos principais trabalhos encontrados na literatura. Finalmente, reforçando a viabilidade das idéias, foi feita a modelagem, projeto e implementação da aplicação hipermídia sobre literatura no Rio Grande do Sul, sob a forma de CD-ROM : Enciclopédia da Literatura Rio-Grandense. ...
Abstract
After three decades of hypermedia research a great number of identified problems still remain without a total solution. Problems related to disorientation, cognitive overhead, interface, interaction and structure of hypermedia applications components are some of the main problems. The classical user disorientation problem has been the main focus of the attention. Many solution proposals have been suggested: the use of guided tours replacing navigation, backtrack, history mechanisms, bookmarks, ...
After three decades of hypermedia research a great number of identified problems still remain without a total solution. Problems related to disorientation, cognitive overhead, interface, interaction and structure of hypermedia applications components are some of the main problems. The classical user disorientation problem has been the main focus of the attention. Many solution proposals have been suggested: the use of guided tours replacing navigation, backtrack, history mechanisms, bookmarks, global and local maps, fisheye views, metaphors, browsers, among others. We note that the technological advance allows the construction of applications that include multimedia data. This shows us that new modeling techniques for hypermedia applications are required to reduce the problems cited above. In this dissertation, we intend to propose a modeling technique for hypermedia applications, capable of reducing both the user disorientation problem and the identification of comprehensible structures that will link the components of the application. This modeling technique - the HMT (Hypermedia Modeling Technique) - uses four models to describe an application: the object model describes the objects of the application domain and their relationships; the hyperobject model enhances the object model, adding more semantics to the relationships; the navigation model describes the access structures and the interface model contains the descriptions of how the user will perceive the hypermedia objects. The HMT technique was based on the relevant problems related to hypermedia applications and mainly on the analysis of the proposals and related research found in the literature. Finally, reinforcing the viability of the proposed ideas, an application was modeled, designed and implemented: the CD-ROM "Enciclopedia da Literatura Rio- Grandense" which deals with literary information. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Curso de Pós-Graduação em Ciência da Computação.
Coleções
-
Ciências Exatas e da Terra (5129)Computação (1764)
Este item está licenciado na Creative Commons License