Intervenção moderna de Carlo Scarpa no Castelvecchio
Visualizar/abrir
Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Resumo
Este trabalho descreve o projeto de reabilitação de Carlo Scarpa, iniciado em 1956, para o Museu Cívico di Castelvecchio, que ocupa um patrimônio medieval na cidade de Verona, Itália. Obra de grande interesse arquitetônico que Scarpa projetou como um só organismo, sem distinções entre o edifício e os equipamentos museológicos. O relacionamento com o preexistente é observado dialogando com o passado, quando um intenso e detalhado trabalho de arquitetura e interiores foi realizado. Tem também com ...
Este trabalho descreve o projeto de reabilitação de Carlo Scarpa, iniciado em 1956, para o Museu Cívico di Castelvecchio, que ocupa um patrimônio medieval na cidade de Verona, Itália. Obra de grande interesse arquitetônico que Scarpa projetou como um só organismo, sem distinções entre o edifício e os equipamentos museológicos. O relacionamento com o preexistente é observado dialogando com o passado, quando um intenso e detalhado trabalho de arquitetura e interiores foi realizado. Tem também como foco analisar a espacialidade da revitalização, bem como o detalhe do desenho moderno de Carlo Scarpa, que valorizou o acervo do museu, intervindo no controle de iluminação e de sua exposição, contando uma nova história e revivendo uma época. O equilíbrio entre a necessidade de manter a arquitetura medieval com a introdução de novos usos para a edificação e sua adaptação de espaços, resultou em notória intervenção de arquitetura moderna. Demonstra-se, com isso, o intenso trabalho de projeto de Carlo Scarpa, sem perder contextos, histórias e referências de um dos museus mais importantes e interessantes da Europa. ...
Abstract
Carlo Scarpa's rehabilitation project began in 1956 for the Castelvecchio Museum, occupying a medieval heritage in Verone, Italy. He projected the entire Old Castel Complex as a single organism. No distinction between the building and the museum equipment. The intervention went beyond modern architecture related to the one pre-existed. The dialogue is requalified between past and present with intense and detailed work on architecture and interior design. Carlo Scarpa projected the museum's coll ...
Carlo Scarpa's rehabilitation project began in 1956 for the Castelvecchio Museum, occupying a medieval heritage in Verone, Italy. He projected the entire Old Castel Complex as a single organism. No distinction between the building and the museum equipment. The intervention went beyond modern architecture related to the one pre-existed. The dialogue is requalified between past and present with intense and detailed work on architecture and interior design. Carlo Scarpa projected the museum's collection enhancement, intervening in the control of lighting and about the master pieces exhibition, telling us a story that revive an era with his modern and inclusive design. The balance between the necessity to maintain medieval architecture with the new uses on the building and spaces adaptation resulted in the notorious modern architecture intervention. As one of the most important and interesting museums in Europe, the intervention demonstrates an intense work of architecture and interior design, without losing contexts, histories and references. ...
Riassunto
Il progetto di riabilitazione di Carlo Scarpa, iniziato nel 1956 per il Museo Civico di Castelvecchio, occupa un patrimonio medievale a Verona, Italia. Progettò l'intero complesso di Castelvecchio come l’unico organismo, senza distinzioni tra l'edificio e la dotazione museale. L'architettura moderna si rapporta al preesistente, riqualificando e dialogando tra passato e presente in lavoro intenso ed articolato sull'architettura e sugli interni. Carlo Scarpa, con design moderno ed inclusivo, prog ...
Il progetto di riabilitazione di Carlo Scarpa, iniziato nel 1956 per il Museo Civico di Castelvecchio, occupa un patrimonio medievale a Verona, Italia. Progettò l'intero complesso di Castelvecchio come l’unico organismo, senza distinzioni tra l'edificio e la dotazione museale. L'architettura moderna si rapporta al preesistente, riqualificando e dialogando tra passato e presente in lavoro intenso ed articolato sull'architettura e sugli interni. Carlo Scarpa, con design moderno ed inclusivo, progettò la valorizzazione della collezione del museo, intervenendo nel controllo dell'illuminazione e della sua esposizione, raccontando una nuova storia e rivivendo un'epoca. L'equilibrio tra la necessità di mantenere l'architettura medievale con l'introduzione di nuovi usi per l'edificio ed il suo adattamento degli spazi ha portato al famigerato intervento dell'architettura moderna. Essendo i musei più importanti ed interessante d'Europa, l'intervento dimostra un intenso lavoro di architettura ed interni, senza perdere contesti, storie e riferimenti. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (6071)Arquitetura (392)
Este item está licenciado na Creative Commons License