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dc.contributor.advisorFranco, Sérgio Roberto Kielingpt_BR
dc.contributor.authorGudolle, Lucas Socoloskipt_BR
dc.date.accessioned2023-04-20T03:22:04Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/257313pt_BR
dc.description.abstractEsta Tese apresenta o panorama das Instituições de Ensino Superior (IES) Públicas (Federais, Estaduais e Municipais) e das IES Privadas (Comunitárias, Confessionais, Filantrópicas e com fins lucrativos) do Brasil a partir de uma análise histórica dos dados dos cursos de Engenharia Civil presenciais e das regiões intermediárias brasileiras, observando os indicadores do SINAES, do Censo da Educação Superior e dados demográficos e territoriais do IBGE e dados do CONFEA. O referencial teórico é baseado nos conceitos de Educação Superior Brasileira, Instituições de Ensino Superior, Sistema Nacional de avaliação da Educação Superior, Curso de Engenharia Civil, Industria da Construção Civil. Outro fator que impacta nesse cenário é o território, que abrange além das características físicas e ambientais, questões culturais e infraestrutura. O método de cunho quantitativo, se estabeleceu como técnica metodológica de coleta de dados e pesquisa básica para acesso aos dados e apresentação dos indicadores após tratamento dos dados. Os resultados apresentam o Panorama atual do curso de Engenharia Civil presencial, também é apresentada a análise das regiões intermediárias com menor IDH e com pelo menos um curso iniciado em atividade e são destacadas as regiões intermediárias que não possuem nenhum curso iniciado em atividade que apontam para indícios de escassez nas regiões. Por fim são apresentadas as etapas do desenvolvimento do site PanoramaEDU e as considerações finais.pt_BR
dc.description.abstractThis Thesis presents an overview of Public Higher Education Institutions (HEIs) (Federal, State and Municipal) and Private HEIs (Community, Confessional, Philanthropic and for-profit) in Brazil based on a historical analysis of data from Engineering courses Civil civil services and the Brazilian intermediate regions, observing the indicators of SINAES, the Census of Higher Education and demographic and territorial data from IBGE and data from CONFEA. The theoretical framework is based on the concepts of Brazilian Higher Education, Higher Education Institutions, National Higher Education Assessment System, Civil Engineering Course, Civil Construction Sector. Another factor that impacts this scenario is the territory, which encompasses, in addition to physical and environmental characteristics, cultural issues and infrastructure. The quantitative method was established as a methodological technique for data collection and basic research for access to data and presentation of indicators after data processing. The results present the current panorama of the Civil Engineering course in person, the analysis of the intermediate regions with the lowest HDI and with at least one course started in activity is also presented, and the intermediate regions that do not have any course started in activity are highlighted, which point to evidence of scarcity in the regions. Finally, the stages of development of the PanoramaEDU website and the final considerations are presented.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSINAESen
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectIntermediate regionsen
dc.subjectQualityen
dc.subjectEvaluationen
dc.subjectTerritoryen
dc.titlePanorama da Ed. superior brasileira : a visão do curso de Engenharia Civilpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001165343pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Informática na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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