Retratos no tempo: possibilidades de ensino de História a partir do acervo da Pinacoteca Ruben Berta
Visualizar/abrir
Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Este trabalho analisa a possibilidade de utilização de oito obras pertencentes ao acervo da Pinacoteca Ruben Berta, em Porto Alegre, como ferramenta didático- pedagógica no ensino de história em escolas de ensinos fundamental e médio. A hipótese central desta pesquisa é que os oito retratos que formam o corpus da análise constituem um promissor ponto de partida para o estudo da história do Brasil entre o século XIX e meados do século XX, possibilitando reflexões e produção de conhecimento acerc ...
Este trabalho analisa a possibilidade de utilização de oito obras pertencentes ao acervo da Pinacoteca Ruben Berta, em Porto Alegre, como ferramenta didático- pedagógica no ensino de história em escolas de ensinos fundamental e médio. A hipótese central desta pesquisa é que os oito retratos que formam o corpus da análise constituem um promissor ponto de partida para o estudo da história do Brasil entre o século XIX e meados do século XX, possibilitando reflexões e produção de conhecimento acerca do contexto político, cultural, econômico e social do período em questão. O estudo confirma a hipótese e, para além disso, defende a possibilidade de construção de projetos interdisciplinares entre história, literatura, música, arte e geografia a partir da integração museu-escola, de modo a contribuir para conscientização dos jovens sobre sua identidade sociocultural e para construção de sua cidadania. ...
Abstract
This work analyzes the possibility of using eight works belonging to the collection of Pinacoteca Ruben Berta, in Porto Alegre, as a didactic-pedagogical tool in the teaching of history in elementary and high schools. The central hypothesis of this research is that the eight portraits that form the corpus of analysis constitute a promising starting point for the study of the history of Brazil between the 19th and the mid-20th century, allowing reflections and production of knowledge about the p ...
This work analyzes the possibility of using eight works belonging to the collection of Pinacoteca Ruben Berta, in Porto Alegre, as a didactic-pedagogical tool in the teaching of history in elementary and high schools. The central hypothesis of this research is that the eight portraits that form the corpus of analysis constitute a promising starting point for the study of the history of Brazil between the 19th and the mid-20th century, allowing reflections and production of knowledge about the political context, cultural, economic and social of the period in question. The study confirms the hypothesis and, in addition, defends the possibility of building interdisciplinary projects between history, literature, music, art and geography from the museum-school integration, in order to contribute to the awareness of young people about their sociocultural identity and to build their citizenship. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (6097)
Este item está licenciado na Creative Commons License