Imprensa e música no Brasil: cultura pop na coluna Top Jovem, de Big Boy (1970-1974)
View/ Open
Date
2023Author
Advisor
Academic level
Master
Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho trata da produção de música pop na coluna Top Jovem, de Big Boy, no jornal O Globo, entre os anos de 1970 e 1974. A pesquisa sobre esse tema leva em conta a amplitude do gênero coluna, aspectos dialógicos e jornalísticos. Em cerca de quatro anos, o radialista e jornalista buscou apresentar uma imagem de cultura pop ao público leitor das páginas de O Globo, inseridas num contexto de entrada do rock internacional. Dessa forma, o objetivo da pesquisa é analisar como, ao longo do perí ...
Este trabalho trata da produção de música pop na coluna Top Jovem, de Big Boy, no jornal O Globo, entre os anos de 1970 e 1974. A pesquisa sobre esse tema leva em conta a amplitude do gênero coluna, aspectos dialógicos e jornalísticos. Em cerca de quatro anos, o radialista e jornalista buscou apresentar uma imagem de cultura pop ao público leitor das páginas de O Globo, inseridas num contexto de entrada do rock internacional. Dessa forma, o objetivo da pesquisa é analisar como, ao longo do período estudado, a coluna Top Jovem integra a cena pop no início dos anos 1970,não só registrando a atividade em torno do gênero mas também colaborando para a sua difusão entre o público jovem. Em um segundo momento, o objetivo é analisar a dimensão de como a coluna Top Jovem deu destaque à música jovem nos anos 1970 e a forma como ele se manifestou para falar com seu público leitor a respeito deste fenômeno midiático, mercadológico e cultural que foi a ascensão dessa cena pop naquele período. A metodologia empregada é a análise da conteúdo em Laurence Bardin (1977). O corpus abrange colunas publicadas entre 1970 e 1974. Ao todo, 74colunas foram analisadas. ...
Abstract
This research deals with the production of pop music in Big Boy's column Top Jovem, in the newspaper O Globo, between the years 1970 and 1974. The research on this theme takes into account the breadth of the column genre, dialogic and journalistic aspects. In about four years, the broadcaster and journalist decided to present an image of pop culture to the reading public of the pages of O Globo, inserted in the context of the entrance of international rock. Thus, the objective of the research i ...
This research deals with the production of pop music in Big Boy's column Top Jovem, in the newspaper O Globo, between the years 1970 and 1974. The research on this theme takes into account the breadth of the column genre, dialogic and journalistic aspects. In about four years, the broadcaster and journalist decided to present an image of pop culture to the reading public of the pages of O Globo, inserted in the context of the entrance of international rock. Thus, the objective of the research is to analyze how, over the period studied, the Top Jovemcolumn integrates the pop scene in the early 1970s, registering activity around the genre and contributing to its dissemination among young audiences. Secondly, the objective is to analyze the dimension of how the Top Jovem column highlighted young music in the 1970s and the way it manifested itself to speak to its reading public about this media, market and cultural phenomenon that was the rise of that pop scene at that time. The methodology employed is content analysis in Laurence Bardin (1977).The corpus covers columns were published between the years 1970 and 1974. Altogheter, seventy-four columns were analyzed. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação.
Collections
-
Applied and Social Sciences (6059)
This item is licensed under a Creative Commons License