Segurança alimentar na escola durante a pandemia : os usos da horta escolar
Visualizar/abrir
Data
2021Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
O presente projeto objetivou desenvolver aulas de alimentação saudável a partir de produção de base agroecolófica através da visita e manutenção de uma horta escolar com um grupo de alunso de 6º ano do ensino fundamental do Instituto Rio Branco, escola localizada na região central do município de Porto Alegre. Através do envolvimento dos alunos com a horta, observou-se a utilização da mesma, como uma eficiente ferramenta no processo de ensino-aprendizagem de disciplinas de ciências, bem como um ...
O presente projeto objetivou desenvolver aulas de alimentação saudável a partir de produção de base agroecolófica através da visita e manutenção de uma horta escolar com um grupo de alunso de 6º ano do ensino fundamental do Instituto Rio Branco, escola localizada na região central do município de Porto Alegre. Através do envolvimento dos alunos com a horta, observou-se a utilização da mesma, como uma eficiente ferramenta no processo de ensino-aprendizagem de disciplinas de ciências, bem como uma melhoria na qualidade da alimentação desses alunos a partir do incremento de estudos sobre as hortaliças produzidas livres do uso de agrotóxicos. Com a implantação do projeto foram desenvolvidas, concomitantemente, discussões sobre alimentação e saúde, noções de empreendedorismo e ações de educação transdiciplinares. ...
Abstract
The present project aimed to develop healthy eating classes based on agroecological produtcion through the visit and maintenance of a school garden with a group oh 6th grade students of the Instituto Rio Branco, a school located in the central region of Porto Alegre. Through the involvement of students with the garden, it was observed its use as an efficient tool in the teaching-learning process of science from the increase of studies on vegetables produced free of pesticides. With the implemen ...
The present project aimed to develop healthy eating classes based on agroecological produtcion through the visit and maintenance of a school garden with a group oh 6th grade students of the Instituto Rio Branco, a school located in the central region of Porto Alegre. Through the involvement of students with the garden, it was observed its use as an efficient tool in the teaching-learning process of science from the increase of studies on vegetables produced free of pesticides. With the implementation of the project were developed, concomitantly, discussions about food and health, notions of entrepreneurship and transdisciplinary education actions. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Curso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”.
Coleções
-
Ciências Biológicas (182)
Este item está licenciado na Creative Commons License