Ensinando sobre crosta terrestre para alunos do 6º ano de uma escola pública atraves de coleta de campo e observação
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Data
2021Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Especialização
Outro título
Teaching about terrestrial crust to 6th grade students at a public school through field collection and observation
Assunto
Resumo
Quando falamos em educação, sabemos que não basta dominar o conteúdo conceitual ou tradicional para atingir uma aprendizagem satisfatória em sala de aula. Hoje necessitamos de meios para que os alunos se tornem os protagonistas das aulas, tornando as aulas mais atrativas e motivadoras. Neste trabalho nós utilizamos a metodologia investigativa, o ensino por investigação é baseado na problematização, elaboração e hipóteses, seja por meio da pesquisa ou por meio da experimentação. O ensino por inv ...
Quando falamos em educação, sabemos que não basta dominar o conteúdo conceitual ou tradicional para atingir uma aprendizagem satisfatória em sala de aula. Hoje necessitamos de meios para que os alunos se tornem os protagonistas das aulas, tornando as aulas mais atrativas e motivadoras. Neste trabalho nós utilizamos a metodologia investigativa, o ensino por investigação é baseado na problematização, elaboração e hipóteses, seja por meio da pesquisa ou por meio da experimentação. O ensino por investigação pressupõe o envolvimento dos alunos com o método científico, evidenciando a busca por respostas para a pergunta guia desenvolvida pelo professor e supervisionada por ele. A aprendizagem investigativa, ajuda a despertar o interesse do aluno pelo aprender, os experimentos estimulam o raciocínio e o aperfeiçoamento do senso crítico. Foram realizadas aulas explicativas sobre a Crosta Terrestre e sobre o solo e também explicações sobre a técnica de coleta das amostras. Cada aluno fez um total de 3 coletas de solo que foi analisado por eles em sala de aula. Os alunos conseguiram refletir sobre os aspectos gerais da degradação do solo e suas características gerais. Estabeleceram relações entre o uso do solo e as atividades humanas e também estimulou-se a percepção da importância do solo para a sobrevivência de diferentes tipos de seres vivos. ...
Abstract
When we talk about education, we know that mastering conceptual or traditional content is not enough to achieve satisfactory learning in the classroom. Today we need ways for students to become the protagonists of classes, making classes more attractive and motivating. In this study we use the investigative methodology, teaching by investigation is based on problematization, elaboration, and hypotheses, either through research or through experimentation. Teaching by the investigation presuppose ...
When we talk about education, we know that mastering conceptual or traditional content is not enough to achieve satisfactory learning in the classroom. Today we need ways for students to become the protagonists of classes, making classes more attractive and motivating. In this study we use the investigative methodology, teaching by investigation is based on problematization, elaboration, and hypotheses, either through research or through experimentation. Teaching by the investigation presupposes the involvement of students with the scientific method, evidencing the search for answers to the guiding question developed by the teacher and supervised by him. Investigative learning helps to awaken the student's interest in learning, the experiments stimulate reasoning and the improvement of critical sense. Explanatory classes were held on the Earth's Crust and on the soil, as well as explanations on the sample collection technique. Each student took a total of 3 soil collections that were analyzed by them in the classroom. Students were able to reflect on the general aspects of soil degradation and its general characteristics. They established relationships between land use and human activities and also stimulated the perception of the importance of soil for the survival of different types of living beings. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Curso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”.
Coleções
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Ciências Biológicas (183)
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