Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCorção, Gertrudespt_BR
dc.contributor.authorDier, Deise Caroline Eckhardtpt_BR
dc.date.accessioned2023-04-12T03:25:11Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/256896pt_BR
dc.description.abstractQuando falamos em educação, sabemos que não basta dominar o conteúdo conceitual ou tradicional para atingir uma aprendizagem satisfatória em sala de aula. Hoje necessitamos de meios para que os alunos se tornem os protagonistas das aulas, tornando as aulas mais atrativas e motivadoras. Neste trabalho nós utilizamos a metodologia investigativa, o ensino por investigação é baseado na problematização, elaboração e hipóteses, seja por meio da pesquisa ou por meio da experimentação. O ensino por investigação pressupõe o envolvimento dos alunos com o método científico, evidenciando a busca por respostas para a pergunta guia desenvolvida pelo professor e supervisionada por ele. A aprendizagem investigativa, ajuda a despertar o interesse do aluno pelo aprender, os experimentos estimulam o raciocínio e o aperfeiçoamento do senso crítico. Foram realizadas aulas explicativas sobre a Crosta Terrestre e sobre o solo e também explicações sobre a técnica de coleta das amostras. Cada aluno fez um total de 3 coletas de solo que foi analisado por eles em sala de aula. Os alunos conseguiram refletir sobre os aspectos gerais da degradação do solo e suas características gerais. Estabeleceram relações entre o uso do solo e as atividades humanas e também estimulou-se a percepção da importância do solo para a sobrevivência de diferentes tipos de seres vivos.pt_BR
dc.description.abstractWhen we talk about education, we know that mastering conceptual or traditional content is not enough to achieve satisfactory learning in the classroom. Today we need ways for students to become the protagonists of classes, making classes more attractive and motivating. In this study we use the investigative methodology, teaching by investigation is based on problematization, elaboration, and hypotheses, either through research or through experimentation. Teaching by the investigation presupposes the involvement of students with the scientific method, evidencing the search for answers to the guiding question developed by the teacher and supervised by him. Investigative learning helps to awaken the student's interest in learning, the experiments stimulate reasoning and the improvement of critical sense. Explanatory classes were held on the Earth's Crust and on the soil, as well as explanations on the sample collection technique. Each student took a total of 3 soil collections that were analyzed by them in the classroom. Students were able to reflect on the general aspects of soil degradation and its general characteristics. They established relationships between land use and human activities and also stimulated the perception of the importance of soil for the survival of different types of living beings.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCaracterísticas do solopt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectInvestigationen
dc.subjectAnalise do solopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectTeachingen
dc.titleEnsinando sobre crosta terrestre para alunos do 6º ano de uma escola pública atraves de coleta de campo e observaçãopt_BR
dc.title.alternativeTeaching about terrestrial crust to 6th grade students at a public school through field collection and observation en
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coRockembach, Caroline Tuchtenhagenpt_BR
dc.identifier.nrb001160489pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”pt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples