A temática “açúcares” no ensino e aprendizagem de química orgânica e bioquímica por intermédio de aplicativo educacional
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Data
2022Orientador
Nível acadêmico
Mestrado profissional
Tipo
Assunto
Resumo
Esta pesquisa aborda a inserção do assunto açúcares como tema gerador para a problematização de especificidades da química orgânica e bioquímica no ensino médio. As abordagens possuem a EAN (educação alimentar e nutricional) como eixo norteador, sendo a metodologia de estudos de caso a ferramenta educacional. Para a inserção da temática em sala de aula promoveu-se o planejamento, construção e teste de um aplicativo educacional, o qual instiga os estudantes a solucionarem problemas que envolvem ...
Esta pesquisa aborda a inserção do assunto açúcares como tema gerador para a problematização de especificidades da química orgânica e bioquímica no ensino médio. As abordagens possuem a EAN (educação alimentar e nutricional) como eixo norteador, sendo a metodologia de estudos de caso a ferramenta educacional. Para a inserção da temática em sala de aula promoveu-se o planejamento, construção e teste de um aplicativo educacional, o qual instiga os estudantes a solucionarem problemas que envolvem dilemas alimentares permeados por conceitos científicos. O aplicativo é compatível com smartphones que possuem sistema Android, está disponível na plataforma play store e possui acesso gratuito, sendo um dos objetivos a democratização de ferramentas digitais que facilitem a ressignificação do uso das tecnologias em sala de aula, tanto para alunos, quanto para os professores, apresentando uma interface atrativa e possibilitando um ensino e aprendizagem contextualizado. O teste efetuado neste estudo contou com uma pequena amostra de estudantes do primeiro ano do ensino médio, através da análise de conteúdo das falas dos estudantes foi possível perceber que houve significação na forma como o tema açúcares foi integrado no ensino e aprendizagem de química e bioquímica. A ferramenta educacional, com devidas adaptações, é passível de transposição ao nível superior, auxiliando os docentes a trabalharem conceitos de química em disciplinas básicas. ...
Abstract
This research approaches the insertion of the topic sugars as a generator theme for the problematization of organic Chemistry and Biochemistry’s specificities in High School. The approaches have the FNE (Food and Nutrition Education) as a guiding axis, being the case study methodology the educational tool. For the insertion of the topic in the classroom, the planning, construction and testing of an educational application was promoted, which encourages students to solve problems that involve fo ...
This research approaches the insertion of the topic sugars as a generator theme for the problematization of organic Chemistry and Biochemistry’s specificities in High School. The approaches have the FNE (Food and Nutrition Education) as a guiding axis, being the case study methodology the educational tool. For the insertion of the topic in the classroom, the planning, construction and testing of an educational application was promoted, which encourages students to solve problems that involve food dilemmas permeated by scientific concepts. The app is compatible with smartphones that have an Android system. It is available for free on the platform Play Store, one of the goals being the democratization of digital tools that facilitate the redefinition of the use of technologies in the classroom, both for students and for teachers, presenting an attractive interface and enabling contextualized teaching and learning. The test performed in this study had a small sample of first year High School students. Through the content analysis of the students' speeches, it was possible to notice how meaningful was the way that the sugar theme was integrated in the teaching and learning of Chemistry and Biochemistry. The educational tool, with the necessary adaptations, can be transferred to the University education, helping teachers to work with Chemistry concepts in basic subjects. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Química. Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional.
Coleções
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Ciências Exatas e da Terra (5129)
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