O uso de memes na aula de alemão como língua estrangeira : um projeto didático
Visualizar/abrir
Data
2021Tipo
Resumo
O presente artigo visa a propor uma unidade didática (UD) para o ensino da língua alemã, baseada, sobretudo, em memes. Por ser este um gênero textual divertido e bastante popular entre os jovens internautas, ele é bastante adequado para o trabalho em sala de aula e certamente contribui para a adesão dos alunos nas atividades previstas. Com esta UD baseada em memes, pretendemos trabalhar não só aspectos linguísticos do alemão, através das atividades de leitura dos pequenos textos na língua-alvo ...
O presente artigo visa a propor uma unidade didática (UD) para o ensino da língua alemã, baseada, sobretudo, em memes. Por ser este um gênero textual divertido e bastante popular entre os jovens internautas, ele é bastante adequado para o trabalho em sala de aula e certamente contribui para a adesão dos alunos nas atividades previstas. Com esta UD baseada em memes, pretendemos trabalhar não só aspectos linguísticos do alemão, através das atividades de leitura dos pequenos textos na língua-alvo e da abordagem do conteúdo gramatical neles presente, mas buscamos, como objetivo didático central, debater com os alunos questões como preconceito, agressões e bullying. Como produto final da UD, visamos que os estudantes produzam memes em língua alemã para circularem de forma virtual e/ou de forma impressa no ambiente escolar. ...
Contido em
Contingentia. Porto Alegre, RS. Vol. 9, n. 2 (ago./dez. 2021), p. [9]-26
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40361)Linguística, Letras e Artes (2739)
-
Artigos de Periódicos (40361)Ciências Humanas (6937)
Este item está licenciado na Creative Commons License