A leitura jornalística na contemporaneidade : novas e velhas práticas dos leitores de zerohora.com
Visualizar/abrir
Data
2010Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Resumo
Este trabalho tem por objetivo analisar a forma pela qual se dá a convivência entre as práticas relacionadas ao jornal impresso e ao webjornal, de modo a compreender a configuração da leitura jornalística contemporânea. Para tanto, tem-se como referencial a Teoria das Mediações de Martín-Barbero (2004), um aporte que se entende flexível o suficiente para acolher no âmbito dos Estudos Culturais um objeto tipicamente abordado nos domínios da Cibercultura. Tendo como objeto empírico o portal Zeroh ...
Este trabalho tem por objetivo analisar a forma pela qual se dá a convivência entre as práticas relacionadas ao jornal impresso e ao webjornal, de modo a compreender a configuração da leitura jornalística contemporânea. Para tanto, tem-se como referencial a Teoria das Mediações de Martín-Barbero (2004), um aporte que se entende flexível o suficiente para acolher no âmbito dos Estudos Culturais um objeto tipicamente abordado nos domínios da Cibercultura. Tendo como objeto empírico o portal Zerohora.com, a presente pesquisa está estruturada em dois eixos de análise: um diacrônico (jornal impresso → jornal digital), preocupado em identificar rupturas e continuidades entre essas modalidades jornalísticas, e outro sincrônico (tecnicidades → ritualidades), destinado a examinar como as transformações que a tecnologia efetua nas linguagens e formatos, nas relações espaço-temporais e nas relações socioculturais são incorporadas no cotidiano dos leitores. Os dados que alimentam ambos os vetores de investigação foram coletados por entrevistas etnográficas. Como resultados, expõe-se uma série de práticas relativas a seis categorias analíticas: coordenadas de leitura, preferências de suporte, formas de participação, percursos de leitura, usos de multimídia e modos de atualização – traços que balizam, por fim, a proposição de uma tipologia de leitura. ...
Abstract
The objective of this study is to analyse the way practices related to print newspaper and online newspaper coexist, so as to comprehend the configuration of the contemporary journalistic reading. In order to do so, the Mediation Theory of Martín-Barbero (2004) was taken as reference, a contribution considered to be flexible enough to accept within the scope of Cultural Studies an object typically approached in Cyberculture domains. The present research ellected as empirical object Zerohora.com ...
The objective of this study is to analyse the way practices related to print newspaper and online newspaper coexist, so as to comprehend the configuration of the contemporary journalistic reading. In order to do so, the Mediation Theory of Martín-Barbero (2004) was taken as reference, a contribution considered to be flexible enough to accept within the scope of Cultural Studies an object typically approached in Cyberculture domains. The present research ellected as empirical object Zerohora.com portal and was structured in two axes of analysis. A diachronic axis (print newspaper → digital newspaper), which was concerned with identifying ruptures and continuities between these two journalistic modalities; and a synchronic axis (technicalities → rituals), which was destined to examine how changes made by technology on languages and formats, in space-time and sociocultural relations were incorporated into the readers‘ everyday lives. The data that fed both vectors of investigation were collected by ethnographic interviews. The results are presented as a series of practices related to six analytical categories: reading coordinates, support preferences, reading pathways, participation forms, uses of multimedia resources and ways of updating – lines which finally delimited the proposition of a reading typology. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (6071)Comunicação e Informação (598)
Este item está licenciado na Creative Commons License