“O que eu estou fazendo aqui?” : experiências do racismo cotidiano na trajetória universitária
Visualizar/abrir
Data
2023Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta dissertação de mestrado tem como objetivo geral identificar o impacto do racismo no cotidiano acadêmico e profissional de pessoas negras que ingressaram no ensino superior a partir das políticas de ação afirmativa (política de Cotas Raciais). Especificamente, objetivamos investigar a percepção dos profissionais negros quanto às fontes desencadeadoras de sofrimento psíquico gerado pelo racismo no espaço acadêmico; refletir a respeito do impacto dos eventos racistas na trajetória acadêmica e ...
Esta dissertação de mestrado tem como objetivo geral identificar o impacto do racismo no cotidiano acadêmico e profissional de pessoas negras que ingressaram no ensino superior a partir das políticas de ação afirmativa (política de Cotas Raciais). Especificamente, objetivamos investigar a percepção dos profissionais negros quanto às fontes desencadeadoras de sofrimento psíquico gerado pelo racismo no espaço acadêmico; refletir a respeito do impacto dos eventos racistas na trajetória acadêmica e profissional das pessoas negras que utilizaram a política de ações afirmativas (cotas); compreender as estratégias e recursos utilizados pelas profissionais negras para a sua permanência nas IES. A discussão teórica segue a seguinte estruturação: na primeira parte propõe-se um debate sobre os racismos existentes na sociedade brasileira e as suas consequências na vida do povo negro brasileiro, abarcamos o protorracismo, racismo à brasileira, racismo estrutural, racismo institucional e o racismo cotidiano; na segunda parte apresenta-se uma reflexão sobre os modos que o colonialismo, a violência colonial e o racismo colonial estão presentes nas estruturas sociais e institucionais do país e como esse processo segue os mesmo objetivos da época das invasões - subalternizar e inferiorizar a população negra. Na terceira parte da discussão teórica aborda alguns processos históricos que garantiram a exclusão das negras/negros das escolas formais e que as consequências reverberam até os dias atuais; na quarta parte discute-se a importância das lutas dos movimentos negros, das políticas de ações afirmativas e as tensões que o debate gerou. Na quinta parte destaca-se que pesquisa é de cunho qualitativo e tem como base teórica a psicologia social e as relações raciais, estando os pressupostos epistemológicos de acordo com a perspectiva descolonial; os participantes dessa pesquisa são profissionais negras/negros, de três regiões do país - sul, sudeste e nordeste, que utilizaram as ações afirmativas para ingressar no ensino superior. Ao total 15 entrevistas foram realizadas, as entrevistas foram realizadas com base nas entrevistas narrativas biográficas, e o método de análise foi a análise episódica encontrada em Grada Kilomba (2019). Na sexta parte apresenta-se as análises episódicas do racismo cotidiano vivenciado no ensino superior, nesse capítulo constam relatos de: bell, Borboleta, Isabela, José, Marlete, Heitor, Patrícia, Tamara, Igor, Oxun, Dandara, Carol, Moises, Regina e Andreia. ...
Abstract
This master's thesis aims to identify the impact of racism in the daily academic and professional life of black people who entered higher education through affirmative action policies (Racial Quota Policy). Specifically, we aim to investigate the perception of black professionals about the triggers of psychological suffering caused by racism in Brazilian higher education; to reflect on the impact of racist events on the academic and professional trajectory of black people who used affirmative a ...
This master's thesis aims to identify the impact of racism in the daily academic and professional life of black people who entered higher education through affirmative action policies (Racial Quota Policy). Specifically, we aim to investigate the perception of black professionals about the triggers of psychological suffering caused by racism in Brazilian higher education; to reflect on the impact of racist events on the academic and professional trajectory of black people who used affirmative action policies (quotas); to understand the strategies and resources used by black professionals to remain in higher education institutions. The theoretical discussion follows the following structure: in the first part, a debate is proposed on the racisms existing in Brazilian society and their consequences in the life of the Brazilian black people, we encompass proto-racism, Brazilian racism, structural racism, institutional racism, and everyday racism; in the second part, a reflection is presented on the ways colonialism, colonial violence, and colonial racism are present in the social and institutional structures of the country and how this process follows the same objectives as the invasions - to subalternize and inferiorize the black population. In the third part of the theoretical discussion, some historical processes are addressed that guaranteed the exclusion of black women/men from formal schools and that the consequences continue to reverberate to this day; in the fourth part, the importance of the struggles of the black movements, affirmative action policies, and the tensions generated by the debate are discussed. In the fifth part, it is highlighted that the research is qualitative in nature and has social psychology and racial relations as its theoretical basis, and the epistemological presuppositions are in accordance with the decolonial perspective; the participants in this research are black professionals from three regions of the country -south, southeast, and northeast, who used affirmative action to enter higher education. In total, 15 interviews were conducted, the interviews were conducted based on biographical narrative interviews, and the method of analysis was the episodic analysis found in Grada Kilomba (2019). In the sixth part, the episodic analysis of everyday racism experienced in higher education is presented, in this chapter there are accounts of: Bell, Butterfly, Isabela, José, Marlete, Heitor, Patrícia, Tamara, Igor, Oxun, Dandara, Carol, Moises, Regina, and Andreia. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional.
Coleções
-
Ciências Humanas (7479)
Este item está licenciado na Creative Commons License