A história da física como elemento facilitador na aprendizagem da mecânica dos fluidos
dc.contributor.advisor | Mors, Paulo Machado | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Luciano Denardin de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2010-09-09T04:19:51Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2009 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/25582 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho descreve o uso de elementos históricos como agente facilitador do aprendizado da Mecânica dos Fluidos no Nível Médio. Foi produzido um material instrucional alicerçado nas idéias da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel e Novak. Além de tópicos históricos, o texto apresenta associações com o cotidiano do aluno. Complementaram a aplicação da proposta a realização de atividades experimentais e o uso de vídeos que representam os fenômenos físicos discutidos em aula. Através da observação diária em sala de aula e da análise de questionários respondidos pelos alunos ao final de sua aplicação, pudemos verificar que a proposta alcançou seus objetivos, uma vez que os estudantes ficaram mais predispostos ao aprendizado, além de terem assumido um comportamento mais participativo e entusiasmado em aula. Também foi elaborado um roteiro de sugestões visando a orientar professores que se interessem em desenvolver futuramente a proposta. | pt_BR |
dc.description.abstract | We describe the use of historical elements to facilitate the learning of Fluid Mechanics in High School. We have developed an instructional material founded on the basis of the theory of meaningful learning of Ausubel and Novak. Besides the historical topics, the text explores the quotidian of the student. As a complement, experimental activities and the use of videos, representing the physical phenomena presented in class, complemented the application of the proposal. Daily observation in classroom and analysis of the questionnaires answered by the students showed us that we succeeded in stimulating the students, who demonstrated much more enthusiasm and participation. It was developed, also, a guide with suggestions to teachers interested in utilizing the material. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Physics teaching | en |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Mecânica dos fluidos | pt_BR |
dc.subject | High school level | en |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Fluid mechanics | en |
dc.subject | History of physics | en |
dc.subject | Historia da física | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject | Ausubel | en |
dc.title | A história da física como elemento facilitador na aprendizagem da mecânica dos fluidos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000753638 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Física | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2009 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Multidisciplinary (2563)Teaching of Physics (205)