Caminhos da ditadura em Porto Alegre: educação em direitos humanos a partir dos lugares de memória em uma cidade educadora (Porto Alegre/RS)
Visualizar/abrir
Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
A presente dissertação discorre sobre a realização da pesquisa-ação sobre o trajeto de memória Caminhos da Ditadura em Porto Alegre. Na perspectiva da cidade educadora e da história pública, esta pesquisa apresenta um trajeto de memória sobre os locais ligados à ditadura civil-militar em Porto Alegre (1964 - 1985) criado por um grupo de trabalho interdisciplinar. O principal objetivo deste estudo, portanto, é apresentar uma forma de educação sobre/para os direitos humanos por meio do tempo hist ...
A presente dissertação discorre sobre a realização da pesquisa-ação sobre o trajeto de memória Caminhos da Ditadura em Porto Alegre. Na perspectiva da cidade educadora e da história pública, esta pesquisa apresenta um trajeto de memória sobre os locais ligados à ditadura civil-militar em Porto Alegre (1964 - 1985) criado por um grupo de trabalho interdisciplinar. O principal objetivo deste estudo, portanto, é apresentar uma forma de educação sobre/para os direitos humanos por meio do tempo histórico da ditadura civil-militar brasileira e seus lugares de memória na cidade de Porto Alegre. Como metodologia de análise do trajeto de memória, este foi aplicado quatro vezes, resultando em 69 respostas dos participantes nos formulários. Assim, além da análise dessas respostas e do público participante, a pesquisa perpassa por diversos aspectos, como a compreensão das políticas de memória e patrimônio sobre a ditadura no Brasil, os planos de educação em direitos humanos, as experiências em ensino de história nas cidades pertencentes à Associação Internacional de Cidades Educadoras e a inter-relação dos campos de pesquisa da História Pública e Ensino de História com outros trajetos de memória. Concluiu-se, portanto, que o trajeto de memória Caminhos da Ditadura em Porto Alegre foi capaz de apresentar novos elementos sobre a história e memória desse tempo histórico para os participantes ...
Abstract
This dissertation discusses the realization of action research on the walk of memory Caminhos da Ditadura in Porto Alegre. From the perspective of the educating city and public history, this research presents a journey of memory on the sites linked to civil-military dictatorship in Porto Alegre (1964 - 1985) created by an interdisciplinary work group. The main objective of this study, therefore, is to present a form of education about/for human rights through the historical time of the Brazilia ...
This dissertation discusses the realization of action research on the walk of memory Caminhos da Ditadura in Porto Alegre. From the perspective of the educating city and public history, this research presents a journey of memory on the sites linked to civil-military dictatorship in Porto Alegre (1964 - 1985) created by an interdisciplinary work group. The main objective of this study, therefore, is to present a form of education about/for human rights through the historical time of the Brazilian civil-military dictatorship and its places of memory in the city of Porto Alegre. As a methodology for analyzing the memory walk, it was applied four times, resulting in 69 responses from the participants in the forms. Thus, beyond the analysis of these responses and the participant, the research goes through several aspects, such as the understanding of memory and heritage policies about the dictatorship in Brazil, human rights education plans, such as experiences in teaching history in cities belonging to the International Association of Educating Cities and the interrelation of the research fields of Public History and History Teaching with other walks of memory. It was concluded, therefore, that the Caminhos da Ditadura memory walk in Porto Alegre was able to present new elements about the history and memory of that historical time for the participants. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História.
Coleções
-
Ciências Humanas (7479)História (653)
Este item está licenciado na Creative Commons License