Investigação-formação, experiência e identidade : reflexões sobre a formação docente na Pedagogia
Visualizar/abrir
Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho de conclusão de curso é uma reflexão sobre formação docente na pandemia, tendo como referência teórica os conceitos de investigação-formação (JOSSO, 2014; NEVES, 2019, 2020), experiência (LARROSA, 2001) e identidade docente (ARROYO, 2000), valendo-se do método (auto) biográfico (NÒVOA, FINGER, 2014). A reflexão toma como base as escritas produzidas ao longo do percurso formativo em pedagogia e os relatos narrativos biográficos, destacando os momentos formativos significativo ...
O presente trabalho de conclusão de curso é uma reflexão sobre formação docente na pandemia, tendo como referência teórica os conceitos de investigação-formação (JOSSO, 2014; NEVES, 2019, 2020), experiência (LARROSA, 2001) e identidade docente (ARROYO, 2000), valendo-se do método (auto) biográfico (NÒVOA, FINGER, 2014). A reflexão toma como base as escritas produzidas ao longo do percurso formativo em pedagogia e os relatos narrativos biográficos, destacando os momentos formativos significativos na vida do sujeito da aprendizagem. Um dos argumentos centrais é que a formação docente compreende as dimensões técnicas e teóricas, onde entram em jogo, todas as dimensões da vida humana. Ao apropriarem-se de seus processos formativos, os sujeitos produzem novas subjetividades, responsáveis por transformações pessoais e profissionais. Trata-se de uma reflexão sobre as possibilidades do método (auto) biográfico na construção de sentidos à existência humana, bem como, os desafios educativos, éticos e políticos colocados à docência com o fim da pandemia e o reestabelecimento democrático que marca atual conjuntura brasileira. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Campus Litoral Norte. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License