Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGodinho, Ana Cláudia Ferreirapt_BR
dc.contributor.authorCarlos, Mariana Silvapt_BR
dc.date.accessioned2023-02-28T03:23:06Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/255171pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso é uma reflexão sobre formação docente na pandemia, tendo como referência teórica os conceitos de investigação-formação (JOSSO, 2014; NEVES, 2019, 2020), experiência (LARROSA, 2001) e identidade docente (ARROYO, 2000), valendo-se do método (auto) biográfico (NÒVOA, FINGER, 2014). A reflexão toma como base as escritas produzidas ao longo do percurso formativo em pedagogia e os relatos narrativos biográficos, destacando os momentos formativos significativos na vida do sujeito da aprendizagem. Um dos argumentos centrais é que a formação docente compreende as dimensões técnicas e teóricas, onde entram em jogo, todas as dimensões da vida humana. Ao apropriarem-se de seus processos formativos, os sujeitos produzem novas subjetividades, responsáveis por transformações pessoais e profissionais. Trata-se de uma reflexão sobre as possibilidades do método (auto) biográfico na construção de sentidos à existência humana, bem como, os desafios educativos, éticos e políticos colocados à docência com o fim da pandemia e o reestabelecimento democrático que marca atual conjuntura brasileira.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProfessor : Formaçãopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.titleInvestigação-formação, experiência e identidade : reflexões sobre a formação docente na Pedagogiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001163007pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples