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dc.contributor.advisorKraemer, Graciele Marjanapt_BR
dc.contributor.authorFerreira, Tânia Augusta Fragapt_BR
dc.date.accessioned2023-02-28T03:23:06Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/255170pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho aborda o processo de inclusão escolar de uma aluna com paralisia cerebral. A metodologia adotada é a cartografia com estudo de caso, na intenção de analisar as práticas mobilizadas em vista da promoção da inclusão escolar de uma aluna com paralisia cerebral. Para o estudo desenvolvido parte-se do seguinte problema: Como ocorre a inclusão escolar de uma aluna com paralisia cerebral em uma escola de educação básica da rede pública estadual de ensino? Em vista da análise desenvolvida, foi organizado o objetivo geral, qual seja, Analisar como ocorre o processo de inclusão escolar de uma aluna com paralisia cerebral na rede pública de ensino de um município do litoral norte do Rio Grande do Sul. Assim, inicialmente tornou-se necessário compreender de modo amplo alguns conceitos que estruturam aspectos elementares no desenvolvimento de sujeitos com paralisia cerebral. Este estudo mobiliza a autora a desenvolver um processo analítico acerca dos desafios e possibilidades na educação de alunos com paralisia cerebral a partir das vivências por ela estabelecidas em uma escola da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul. Conclui-se que o aluno com paralisia cerebral requer uma abordagem única, pois apresenta particularidades, que faz com que os professores necessitam de conhecimentos específicos e aperfeiçoamento constante nas questões que embasam o desenvolvimento de sujeitos com paralisia cerebral. Isso além do investimento na formação docente, implica uma reestruturação do currículo considerando-se para tal, as diversas possibilidades de desenvolvimento, aprendizagem e participação de estudantes com paralisia cerebral na escola pública. Portanto, a inclusão escolar constitui um movimento complexo, que em certas circunstâncias exige que determinadas verdades sobre o desenvolvimento cognitivo sejam suspensas em vista da afirmação política da diferença.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectParalisia cerebralpt_BR
dc.titleCartografia do processo de inclusão escolar de uma aluna com paralisia cerebralpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001163088pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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