Cartografia do processo de inclusão escolar de uma aluna com paralisia cerebral
dc.contributor.advisor | Kraemer, Graciele Marjana | pt_BR |
dc.contributor.author | Ferreira, Tânia Augusta Fraga | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-28T03:23:06Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/255170 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho aborda o processo de inclusão escolar de uma aluna com paralisia cerebral. A metodologia adotada é a cartografia com estudo de caso, na intenção de analisar as práticas mobilizadas em vista da promoção da inclusão escolar de uma aluna com paralisia cerebral. Para o estudo desenvolvido parte-se do seguinte problema: Como ocorre a inclusão escolar de uma aluna com paralisia cerebral em uma escola de educação básica da rede pública estadual de ensino? Em vista da análise desenvolvida, foi organizado o objetivo geral, qual seja, Analisar como ocorre o processo de inclusão escolar de uma aluna com paralisia cerebral na rede pública de ensino de um município do litoral norte do Rio Grande do Sul. Assim, inicialmente tornou-se necessário compreender de modo amplo alguns conceitos que estruturam aspectos elementares no desenvolvimento de sujeitos com paralisia cerebral. Este estudo mobiliza a autora a desenvolver um processo analítico acerca dos desafios e possibilidades na educação de alunos com paralisia cerebral a partir das vivências por ela estabelecidas em uma escola da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul. Conclui-se que o aluno com paralisia cerebral requer uma abordagem única, pois apresenta particularidades, que faz com que os professores necessitam de conhecimentos específicos e aperfeiçoamento constante nas questões que embasam o desenvolvimento de sujeitos com paralisia cerebral. Isso além do investimento na formação docente, implica uma reestruturação do currículo considerando-se para tal, as diversas possibilidades de desenvolvimento, aprendizagem e participação de estudantes com paralisia cerebral na escola pública. Portanto, a inclusão escolar constitui um movimento complexo, que em certas circunstâncias exige que determinadas verdades sobre o desenvolvimento cognitivo sejam suspensas em vista da afirmação política da diferença. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Paralisia cerebral | pt_BR |
dc.title | Cartografia do processo de inclusão escolar de uma aluna com paralisia cerebral | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001163088 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Campus Litoral Norte | pt_BR |
dc.degree.local | Tramandaí, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Pedagogia (1398)