Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLima, Nathan Willigpt_BR
dc.contributor.authorSilva, Tiago Antônio Gomes dapt_BR
dc.date.accessioned2023-02-25T03:26:50Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/255082pt_BR
dc.description.abstractA proposta desta dissertação refere-se ao ensino do conteúdo de Hidrostática, com contribuições do aspecto sociocientífico, que acolhe questões sociais relacionadas a conhecimentos científicos atuais: barragens de rejeitos. Dentro de uma sequência didática, com este produto educacional objetiva-se fazer com que o aluno elabore possíveis hipóteses sobre os rompimentos das barragens, utilizando conceitos da hidrostática, aproximando-se da Aprendizagem Significativa Crítica e seguindo os princípios facilitadores sugeridos por Moreira (2010). Nesta perspectiva, a metodologia do desenvolvimento do produto inclui quatro questionários, pesquisa orientada, produção textual e atividades, realizadas em grupos, de montagem de experimentos em plataformas virtuais e em meio físico. Ao final de cada etapa, os dados produzidos foram coletados para análise e verificação do possível desenvolvimento de cada aluno. Efetuada em cinco encontros presenciais, a sequência didática iniciou com a verificação do conhecimento prévios dos alunos por meio de uma notícia midiática problematizadora e um questionário inicial elaborado a partir de perguntas abertas, intencionando a tentativa de realização da atividade por parte do estudante. No segundo momento, foram utilizadas notícias midiáticas selecionadas, e, com isso, o estudo buscou relacionar os conhecimentos científico e social ao tema barragens de rejeitos. O educador, solicitando a pesquisa e leitura aos estudantes, exerce certo abandono do quadro de giz, da centralidade do livro didático e da narrativa. Na sequência, os estudantes redigiram uma redação, utilizando o levantamento de informações mais relevantes do material por eles pesquisado, cuja temática os coloca como agentes atuantes e participantes sociais em suposta consulta feita sobre a possível instalação de uma mineradora em local próximo. No terceiro encontro, utilizando os princípios facilitadores do conhecimento como linguagem e da consciência semântica, foi feita a construção das equações matemáticas utilizadas na hidrostática a partir de questões orientadoras e pequenas intervenções, com exemplos, pelo professor. Pela dificuldade encontrada pelos alunos, oportunizou-se mais um encontro para auxiliá-los. Executados no modo assíncrono e em grupos de modo virtual, os experimentos visam à socialização de informações, e tenciona explicações dos fenômenos através de questionamentos orientados, na obtenção de perguntas e no incentivo à aprendizagem significativa. Ao término, teremos o relato da aplicação e as considerações finais. Concluindo, analiso enquanto positivos os resultados verificados já que foi desenvolvida a criticidade vinculada às barragens de rejeitos. Mesmo não obtendo os resultados esperados no momento, o estudo se mostrou potente, pois, no decorrer das aulas seguintes, outros assuntos foram tratados pelos estudantes com proatividade e com ampla visão.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this dissertation refers to the teaching of Hydrostatics content, with contributions from the socio-scientific aspect, which welcomes social issues related to current scientific knowledge: tailings dams. Within a didactic sequence, this educational product, has the objective is to make the student elaborate possible hypotheses about the dam ruptures, using concepts of hydrostatics, approaching Critical Significant Learning, following the facilitating principles suggested by Moreira (2010). In this perspective, the product development methodology includes four questionnaires, guided research, textual production and activities, carried out in groups, to set up experiments on virtual platforms and in physical media. At the end of each stage, the data produced were collected for analysis to verify the possible development of each student. Conducted in five meetings, the didactic sequence began with the verification of the students' prior knowledge through a problematizing media news and an initial questionnaire elaborated from open questions, intending the attempt to carry out the activity by the student. In the second moment, selected media news were used, and, with that, the study sought to relate scientific and social knowledge to the theme tailings dams. The educator, asking students to research and read, exercises a certain abandonment of the chalkboard, the centrality of the textbook and the narrative. Subsequently, the students wrote an descriptive essay, using the collection of the most relevant information from the material they researched, whose theme places them as active agents and social participants in a supposed consultation made about the possible installation of a mining company in a nearby location. In the third meeting, using the principles that facilitate knowledge such as language and semantic awareness, the mathematical equations used in hydrostatics were constructed from guiding questions and small interventions, with examples, by the teacher. Due to the difficulties encountered by the students, another meeting was provided to help them. Executed in asynchronous mode and in groups in virtual mode, the experiments aim at the socialization of information, and intend explanations of the phenomena through guided questioning, in obtaining questions and in encouraging meaningful learning. At the end, we will have the application report and the final remarks. In conclusion, I analyze the results verified as positive, since the criticality linked to tailings dams was developed. Even not getting the expected results at the moment, the study proved to be powerful, because, in the course of the following classes, other subjects were treated by the students with proactivity and with a broad vision.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFísica : Ensinopt_BR
dc.subjectCritical meaningful learningen
dc.subjectSocioscientific themeen
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectTailings damsen
dc.subjectPhysics teachingen
dc.subjectHidrostáticapt_BR
dc.subjectDidactic sequenceen
dc.subjectBarragenspt_BR
dc.subjectHydrostaticen
dc.titleAs barragens de rejeitos no Brasil : uma proposta de ensino de hidrostática significativa críticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001151707pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.programMestrado Nacional Profissional em Ensino de Físicapt_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples