Infância e cidadania no filme cafarnaum : afinal, quem é a criança sujeito de direitos?
Visualizar/abrir
Data
2023Tipo
Outro título
Childhood And Citizenship In The Movie Capharnaüm : after All, Who Is The Child Subject Of Rights?
Assunto
Resumo
A partir das contribuições dos Estudos Sociais da Infância, o artigo tem como objetivo discutir as relações entre infância e cidadania com base na análise do filme libanês Cafarnaum, dirigido por Nadine Labaki. O filme retrata a vida de Zain e os desafios enfrentados por ele no contexto do abandono parental e da negligência do Estado em relação à luta do menino pela sobrevivência. Apoiadosnas discussões de Stuart Aitken sobre as “infâncias apagadas” e de Manfred Liebel a respeito dos processos ...
A partir das contribuições dos Estudos Sociais da Infância, o artigo tem como objetivo discutir as relações entre infância e cidadania com base na análise do filme libanês Cafarnaum, dirigido por Nadine Labaki. O filme retrata a vida de Zain e os desafios enfrentados por ele no contexto do abandono parental e da negligência do Estado em relação à luta do menino pela sobrevivência. Apoiadosnas discussões de Stuart Aitken sobre as “infâncias apagadas” e de Manfred Liebel a respeito dos processos eurocêntricos de colonização da infância, problematizase o estatuto universal de “criança como sujeito de direitos”, proclamado pela Convenção sobre os Direitos das Crianças (UN, 1989), questionando: afinal, quem é a criança “sujeito de direitos”? ...
Abstract
Based on the contributions of Childhood Social Studies, the paper aims to discuss the relationship between childhood and citizenship by the analyzing the Lebanese film Capharnaüm, directed by Nadine Labaki. The movie portrays Zain’s life and the challenges he faced in the context of parental abandonment and the state’s neglect inrelationto the boy’s struggle for survival. From Stuart Aitken’spoint of view on“erased childhoods” and Manfred Liebel’s on the Eurocentric processes of childhood colon ...
Based on the contributions of Childhood Social Studies, the paper aims to discuss the relationship between childhood and citizenship by the analyzing the Lebanese film Capharnaüm, directed by Nadine Labaki. The movie portrays Zain’s life and the challenges he faced in the context of parental abandonment and the state’s neglect inrelationto the boy’s struggle for survival. From Stuart Aitken’spoint of view on“erased childhoods” and Manfred Liebel’s on the Eurocentric processes of childhood colonization, the universal status of “child as a subject of rights” proclaimed by the Convention on the Rights of the Child is problematized (UN, 1989), by questioning: after all, who is the child “subject of rights”? ...
Contido em
TEXTURA - Revista de Educação e Letras. Canoas, RS. Vol. 25 n. 61 (2023), p. 181-201
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40917)Ciências Humanas (7117)
Este item está licenciado na Creative Commons License