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dc.contributor.authorCarvalho, Rodrigo Saballa dept_BR
dc.contributor.authorMachado, Sandropt_BR
dc.date.accessioned2023-02-10T04:54:58Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn2358-0801pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/254549pt_BR
dc.description.abstractA partir das contribuições dos Estudos Sociais da Infância, o artigo tem como objetivo discutir as relações entre infância e cidadania com base na análise do filme libanês Cafarnaum, dirigido por Nadine Labaki. O filme retrata a vida de Zain e os desafios enfrentados por ele no contexto do abandono parental e da negligência do Estado em relação à luta do menino pela sobrevivência. Apoiadosnas discussões de Stuart Aitken sobre as “infâncias apagadas” e de Manfred Liebel a respeito dos processos eurocêntricos de colonização da infância, problematizase o estatuto universal de “criança como sujeito de direitos”, proclamado pela Convenção sobre os Direitos das Crianças (UN, 1989), questionando: afinal, quem é a criança “sujeito de direitos”?pt_BR
dc.description.abstractBased on the contributions of Childhood Social Studies, the paper aims to discuss the relationship between childhood and citizenship by the analyzing the Lebanese film Capharnaüm, directed by Nadine Labaki. The movie portrays Zain’s life and the challenges he faced in the context of parental abandonment and the state’s neglect inrelationto the boy’s struggle for survival. From Stuart Aitken’spoint of view on“erased childhoods” and Manfred Liebel’s on the Eurocentric processes of childhood colonization, the universal status of “child as a subject of rights” proclaimed by the Convention on the Rights of the Child is problematized (UN, 1989), by questioning: after all, who is the child “subject of rights”?en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofTEXTURA - Revista de Educação e Letras. Canoas, RS. Vol. 25 n. 61 (2023), p. 181-201pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectChildhood Social Studiesen
dc.subjectChildhooden
dc.subjectEstudos sociaispt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectCitizenshipen
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectChild as a subject of rightsen
dc.subjectCinemaen
dc.titleInfância e cidadania no filme cafarnaum : afinal, quem é a criança sujeito de direitos?pt_BR
dc.title.alternativeChildhood And Citizenship In The Movie Capharnaüm : after All, Who Is The Child Subject Of Rights?en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001161710pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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