Salas de aula de EJA : espaços de ludicidade, brincadeira e aprendizagem
Visualizar/abrir
Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho apresenta os resultados obtidos em pesquisa desenvolvida para a conclusão do Curso em Licenciatura de Pedagogia EaD da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O tema da pesquisa foi sobre a ludicidade nas salas de aula da Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo a seguinte questão: qual a importância de recursos e/ou atividades lúdicas nas salas de aula da EJA? Desse modo, delineei como objetivo geral investigar a importância de recursos e/ou atividades lúdicas nas salas ...
O presente trabalho apresenta os resultados obtidos em pesquisa desenvolvida para a conclusão do Curso em Licenciatura de Pedagogia EaD da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O tema da pesquisa foi sobre a ludicidade nas salas de aula da Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo a seguinte questão: qual a importância de recursos e/ou atividades lúdicas nas salas de aula da EJA? Desse modo, delineei como objetivo geral investigar a importância de recursos e/ou atividades lúdicas nas salas de aula da EJA. Como objetivos específicos, temos: propor uma atividade lúdica para uma turma de EJA; relacionar a atividade lúdica com os processos de aprendizagem dos alunos; verificar quais os efeitos que a referida atividade proporcionou; e contribuir com a pesquisa sobre a ludicidade nas salas de aula da EJA. A pesquisa teve abordagem qualitativa. Quanto à natureza, foi considerada aplicada, e quanto ao procedimento, configurou-se em pesquisa-ação. O contexto foi uma sala de aula de EJA de uma escola pública pertencente à Rede Municipal de Viamão, região metropolitana de Porto Alegre. Os sujeitos da pesquisa foram alunos de uma turma de EJA. A proposta de ação educativa consistiu em confeccionar, de forma colaborativa, um tabuleiro de jogo de Damas utilizando material alternativo. Os resultados dessa ação demonstraram os benefícios da ludicidade como ferramenta pedagógica para esses alunos, proporcionando momentos de exteriorização de sua afetividade, de interação recíproca e compartilhamento de conhecimentos, evidenciando a importância de recursos e atividades lúdicas para o processo de ensino-aprendizagem nessa modalidade de educação. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Campus Litoral Norte. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1401)
Este item está licenciado na Creative Commons License