Avaliações externas na educação : análises a partir de uma pesquisa bibliográfica
Fecha
2022Autor
Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
A pesquisa que caracteriza este Trabalho de Conclusão de Curso, teve por objetivo investigar em produções acadêmicas as razões da não conformidade docente com respeito às Avaliações Externas. Motiva a escrita deste TCC o entendimento do porquê os profissionais da educação terem um olhar tão crítico com respeito a esses mecanismos de avaliação a que estão sujeitos regularmente. Para tanto, esta pesquisa apoiou-se na Análise Documental numa Abordagem Qualitativa, tendo como ferramenta a pesquisa ...
A pesquisa que caracteriza este Trabalho de Conclusão de Curso, teve por objetivo investigar em produções acadêmicas as razões da não conformidade docente com respeito às Avaliações Externas. Motiva a escrita deste TCC o entendimento do porquê os profissionais da educação terem um olhar tão crítico com respeito a esses mecanismos de avaliação a que estão sujeitos regularmente. Para tanto, esta pesquisa apoiou-se na Análise Documental numa Abordagem Qualitativa, tendo como ferramenta a pesquisa bibliográfica, visto que os documentos que foram analisados tratam de produções acadêmicas: artigos, teses e dissertações. Com base nos estudos teóricos constatou-se que, em sua fase inicial, as avaliações em larga escala contavam com a colaboração e participação ativa dos profissionais da educação, para posteriormente deixar de contar com o apoio dos docentes e tornar-se autônoma e externa à escola. Nas análises realizadas, as temáticas mais pulsantes, os focos de interesse que mais despertaram atenção e que foram analisados se organizam em 5 eixos: 1) Mudanças na Forma de Avaliar a Educação; 2) Políticas de Mercado e Recursos Financeiros; 3) Protagonismo das Mantenedoras; 4) Promoção do Ranking; e 5) Responsabilização Docente. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37851)Tesinas Pedagogía (1414)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License