Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSperrhake, Renatapt_BR
dc.contributor.authorMoreira, Romeropt_BR
dc.date.accessioned2023-02-07T05:02:45Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/254319pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa que caracteriza este Trabalho de Conclusão de Curso, teve por objetivo investigar em produções acadêmicas as razões da não conformidade docente com respeito às Avaliações Externas. Motiva a escrita deste TCC o entendimento do porquê os profissionais da educação terem um olhar tão crítico com respeito a esses mecanismos de avaliação a que estão sujeitos regularmente. Para tanto, esta pesquisa apoiou-se na Análise Documental numa Abordagem Qualitativa, tendo como ferramenta a pesquisa bibliográfica, visto que os documentos que foram analisados tratam de produções acadêmicas: artigos, teses e dissertações. Com base nos estudos teóricos constatou-se que, em sua fase inicial, as avaliações em larga escala contavam com a colaboração e participação ativa dos profissionais da educação, para posteriormente deixar de contar com o apoio dos docentes e tornar-se autônoma e externa à escola. Nas análises realizadas, as temáticas mais pulsantes, os focos de interesse que mais despertaram atenção e que foram analisados se organizam em 5 eixos: 1) Mudanças na Forma de Avaliar a Educação; 2) Políticas de Mercado e Recursos Financeiros; 3) Protagonismo das Mantenedoras; 4) Promoção do Ranking; e 5) Responsabilização Docente.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.titleAvaliações externas na educação : análises a partir de uma pesquisa bibliográficapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001161184pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples