Literatura infantil e educação para a diferença
Visualizar/abrir
Data
2022Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho analisa a temática da diferença na literatura infantil. Desta forma, objetiva-se analisar artefatos culturais, em princípio, obras literárias que abordam o tema da diferença, do Outro em uma perspectiva de representação, distante de um olhar didático e paradidático. Os livros selecionados para a pesquisa são: O Monstro Rosa, de Olga de Dios (2016), Selvagem, de Emily Hughes (2015), Perigoso!, de Tim Warnes (2014) e Elmer, o elefante xadrez, de David Mckee (2009). Importa des ...
O presente trabalho analisa a temática da diferença na literatura infantil. Desta forma, objetiva-se analisar artefatos culturais, em princípio, obras literárias que abordam o tema da diferença, do Outro em uma perspectiva de representação, distante de um olhar didático e paradidático. Os livros selecionados para a pesquisa são: O Monstro Rosa, de Olga de Dios (2016), Selvagem, de Emily Hughes (2015), Perigoso!, de Tim Warnes (2014) e Elmer, o elefante xadrez, de David Mckee (2009). Importa destacar que estes livros circulam na instituição escolar em que a autora atua. A partir de tensionamentos acerca de processos de normalização da diferença, busca-se na literatura infantil, a materialidade analítica do presente estudo. Assim, questiona-se: Como a diferença é apresentada em quatro obras distintas da literatura infantil? Como são mobilizados determinados saberes acerca da diferença na literatura infantil? Como a literatura mobiliza formas de compreender/traduzir a diferença na educação infantil? Os livros eleitos demonstram a potência da forma de ler a diferença ressignificada na lente da infância. Abrem-se possibilidades múltiplas de dar sentido ao texto verbal e/ou visual das obras contribuindo para a formação do sujeito. Portanto, na análise desenvolvida, são observados três aspectos: a) a representação da diferença no paratexto; b) a representação da diferença na ilustração e c) a representação da diferença no enredo. A fim de harmonizar a análise, a diferença na ilustração e no enredo serão apresentados juntos. Neste aspecto cabe destacar, também, que os paratextos são também conhecidos como textos-resumo, comumente encontrados na contracapa dos livros, têm como característica apresentar, comentar e/ou identificar o texto principal das obras. Os detalhes das ilustrações são ricos e atravessam histórias e convenções socioculturais e psicológicas, da mesma forma que as narrativas carregam discursos importantes para a concepção da significação de quem lê tais livros. Assim, a diferença causa o estranhamento e nas tentativas de normalização do Outro, busca-se a aproximação com os padrões. Ao romper com esse modelo de representação, a literatura infantil pode aproximar-se de práticas pedagógicas que possam abordar a diferença considerando-se representações e processos historicamente instituídos. Em conclusão, a relação da narrativa, dos paratextos e das ilustrações permite que as significações sejam plurais pela ótica de leitura do mundo de cada leitor/a e possibilita que a diferença seja percebida para além das informações científicas e informativas. ...
Abstract
This study analyzes the theme of difference in children's literature. Thus, it aims to analyze cultural artifacts, in principle, literary works that address the theme of difference, the Other in a perspective of representation, away from a didactic and paradidactic look. The books selected for the research are: O Monstro Rosa, by Olga de Dios (2016), Selvagem, by Emily Hughes (2015), Perigoso!, by Tim Warnes (2014) and Elmer, o elefante xadrez, by David McKee (2009). It should be noted that the ...
This study analyzes the theme of difference in children's literature. Thus, it aims to analyze cultural artifacts, in principle, literary works that address the theme of difference, the Other in a perspective of representation, away from a didactic and paradidactic look. The books selected for the research are: O Monstro Rosa, by Olga de Dios (2016), Selvagem, by Emily Hughes (2015), Perigoso!, by Tim Warnes (2014) and Elmer, o elefante xadrez, by David McKee (2009). It should be noted that these books circulate in the school institution where the author works. Based on tensions about processes of normalization of difference, the analytical materiality of this study is based on children's literature. In this way, the question is: How is difference presented in four distinct works of children's literature? How is certain knowledge about difference mobilized in children's literature? How does literature mobilize ways of understanding/translating difference in children's education? The chosen books demonstrate the potency of the way of reading difference resignified through the lens of childhood. Multiple possibilities are opened to give meaning to the verbal and/or visual text of the books, contributing to the formation of the subject. Therefore, in the analysis developed, three aspects are observed: a) the representation of difference in the paratext; b) the representation of difference in the illustration, and c) the representation of difference in the plot. In order to harmonize the analysis, the difference in the illustration and in the plot will be presented together. In this aspect, it is also worth mentioning that the paratexts are also known as summary-texts, commonly found on the back cover of books, and have the characteristic of presenting, commenting on and/or identifying the main text of the works. The details of the illustrations are rich and traverse histories and sociocultural and psychological conventions, in the same way that the narratives carry important discourses for the conception of the meaning of those who read such books. Therefore, difference causes strangeness, and in the attempts to normalize the Other, one seeks to get closer to the standards. By breaking with this model of representation, children's literature can approach pedagogical practices that may approach difference by considering historically instituted representations and processes. In conclusion, the relationship between the narrative, the paratexts, and the illustrations allows the meanings to be plural from the perspective of each reader's reading of the world, and allows the difference to be perceived beyond scientific and informative information. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1401)
Este item está licenciado na Creative Commons License