Jogos com regras na pré-escola : contribuições para o planejamento e mediação adequada de professores junto às crianças
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Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em Pedagogia desenvolveu-se a partir da seguinte pergunta de pesquisa: Que sinais reconhecer nas atitudes e produções das crianças em idade pré-escolar (de 4 a 6 anos incompletos), em diferentes linguagens, para apresentá-las aos jogos com regras? Além dela, outras duas questões se indicaram como fundamentais: Quais as contribuições dos jogos com regras para a educação integral das crianças? Como planejar e realizar mediações adequadas junto à ...
Este trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em Pedagogia desenvolveu-se a partir da seguinte pergunta de pesquisa: Que sinais reconhecer nas atitudes e produções das crianças em idade pré-escolar (de 4 a 6 anos incompletos), em diferentes linguagens, para apresentá-las aos jogos com regras? Além dela, outras duas questões se indicaram como fundamentais: Quais as contribuições dos jogos com regras para a educação integral das crianças? Como planejar e realizar mediações adequadas junto às crianças ao apresentar os jogos com regras a elas? Meu interesse em dedicar-me a este objeto de estudo neste Trabalho de Conclusão de Curso decorreu das minhas vivências como auxiliar de turma na educação infantil em estágios não obrigatórios, nos quais presenciei situações e atitudes das professoras titulares das turmas que me provocaram questionamentos sobre porquê, quando e como abordar os jogos com regras junto às crianças na educação infantil e, mais especificamente, na pré-escola. Apesar das minhas vivências em relação aos jogos com regras, trata-se, metodologicamente, de um trabalho exclusivamente bibliográfico, em que selecionei os autores que mais me ajudaram a conhecer a complexidade do meu objeto de estudo e a elaborar respostas às minhas perguntas de pesquisa, a saber: Piaget (1994); Kishimoto (1994); Kamii e Devries (2009) e Kamii (2012). Na interlocução com estes autores, pude concluir, por exemplo, que recomenda-se a apresentação dos jogos com regras às crianças a partir dos cinco anos de idade; que a professora precisa ser uma mediadora qualificada entre as crianças e os jogos com regras, desde o planejamento até o acompanhamento das interações das crianças com os jogos; e que os jogos com regras, quando vividos adequadamente, contribuem significativamente para as aprendizagens e para o desenvolvimento intelectual e sócio-moral das crianças. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
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TCC Pedagogia (1401)
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