Memória e consagração social: as estratégias de elites empresariais “alemãs” no sul do Brasil
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Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Com base, sobretudo, nos aportes teórico-metodológicos da sociologia das elites e dos estudos sociológicos e históricos sobre a memória, esta pesquisa analisa as estratégias de consagração social de famílias empresariais de elite “alemãs” no Sul do Brasil mediante o estabelecimento de instituições de memória. Pode-se constatar um investimento histórico e característico em memória por parte das elites. No que se refere ao grupo étnico alemão no Brasil, constata-se um investimento recente no esta ...
Com base, sobretudo, nos aportes teórico-metodológicos da sociologia das elites e dos estudos sociológicos e históricos sobre a memória, esta pesquisa analisa as estratégias de consagração social de famílias empresariais de elite “alemãs” no Sul do Brasil mediante o estabelecimento de instituições de memória. Pode-se constatar um investimento histórico e característico em memória por parte das elites. No que se refere ao grupo étnico alemão no Brasil, constata-se um investimento recente no estabelecimento de instituições dedicadas à memória e ao legado de antepassados fundadores de grupos empresariais por parte de seus herdeiros. Dessa forma, a pesquisa analisa de que modo o investimento nas esferas da memória, da história e da cultura, mediante a institucionalização da trajetória e do legado de empresários atuantes nos ramos do comércio e da indústria, opera como uma estratégia de consagração, legitimação, autoafirmação, autopromoção e autocelebração das elites empresariais de origem alemã no Sul do país. Em outras palavras, o estudo analisa os usos sociais da memória para a promoção de representações públicas laudatórias e elogiosas sobre empresários com ligações históricas e identitárias com o grupo étnico teuto-brasileiro. Para a análise empírica, são consideradas três instituições de memória: o Instituto Carl Hoepcke (Florianópolis, Santa Catarina), o Museu Hering (Blumenau, Santa Catarina) e o Richter’s Hof (Forquetinha, Rio Grande do Sul). Em termos metodológicos, foi mobilizado um conjunto amplo e diversificado de técnicas e de fontes de pesquisa, com destaque para a incursão etnográfica às instituições de memória, à descrição e à análise da narrativa expográfica institucional, à entrevista e à análise de literatura de cunho biográfico e memorialista. Foi possível concluir que a memória e a sua institucionalização configuram estratégias eficazes de consagração dos agentes sociais, encontrando confirmação por parte de instâncias autorizadas e rendendo dividendos simbólicos e materiais aos seus herdeiros. Além disso, o estudo identificou os sentidos diferenciais de legado histórico produzido e disseminado pelas instituições de memória, as modalidades de acionamento da etnicidade teuto-brasileira – compreendida como investimento e como uma fonte de capital simbólico –, a influência dos contextos socioespaciais e citadinos nas narrativas memorialistas, bem como os agenciamentos das elites empresariais “alemãs” na memória histórica e no espaço público, que têm por objetivo a definição de imagens representativas de lugar para as cidades em que estão inseridas. ...
Abstract
Based, above all, on theoretical-methodological contributions from the sociology of elites and sociological and historical studies on memory, this research analyzes the strategies of social consecration of “German” elite business families in southern Brazil, through the establishment of memory institutions. It may be verified a historical and characteristic investment in memory by the elites. With regard to the German ethnic group in Brazil, it can be seen a recent investment in the establishme ...
Based, above all, on theoretical-methodological contributions from the sociology of elites and sociological and historical studies on memory, this research analyzes the strategies of social consecration of “German” elite business families in southern Brazil, through the establishment of memory institutions. It may be verified a historical and characteristic investment in memory by the elites. With regard to the German ethnic group in Brazil, it can be seen a recent investment in the establishment of institutions dedicated to the memory and legacy of forefathers and founders of business groups by their inheritors. In this way, the research analyzes how the investment in the spheres of memory, history and culture, through the institutionalization of the trajectory and legacy of entrepreneurs working in the branches of commerce and industry, works as a strategy of consecration, legitimation, self-assertion, self-promotion and self-celebration of the business elites of German origin in the south of the country. In other words, the study analyzes the social uses of memory for the promotion of laudatory public representations of entrepreneurs with historical and identity ties with the German-Brazilian ethnic group. For the empirical analysis, three memory institutions are considered: the Carl Hoepcke Institute (Florianópolis, Santa Catarina), the Hering Museum (Blumenau, Santa Catarina) and the Richter’s Hof (Forquetinha, Rio Grande do Sul). In methodological terms, a wide and diversified set of techniques and research sources was mobilized, with emphasis on the ethnographic incursion into memory institutions, the description and analysis of the institutional expographic narrative, the interview and the analysis of biographical and memoirist literature. It was possible to conclude that memory and its institutionalization configure effective strategies for the consecration of social agents, finding confirmation from authorized bodies and yielding symbolic and material dividends to their heirs. In addition, the study identified the differential meanings of historical legacy produced and disseminated by memory institutions, the modalities of employment of the German-Brazilian ethnicity – understood as investment and as a source of symbolic capital –, the influence of socio-spatial and urban contexts in memorialist narratives, as well as the actions of “German” business elites in historical memory and in public space, which aim to define representative images of place for the cities in which they are located. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia.
Coleções
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Ciências Humanas (7540)Sociologia (548)
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