Compor com crianças na escola pública
dc.contributor.advisor | Lino, Dulcimarta Lemos | pt_BR |
dc.contributor.author | Cunha, Esther Benfato | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-07T05:01:20Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/254145 | pt_BR |
dc.description.abstract | Dentro da abordagem qualitativa de tipo exploratório, o presente trabalho tem como metodologia investigativa o estudo de caso. Acompanhou uma professora-pedagoga da escola pública municipal de educação infantil com o objetivo de narrar sua experiência de compor com crianças no cotidiano da sala de aula dentro do Projeto Barulhar. A coleta de dados envolveu observações na sala de aula, na rede virtual e entrevistas semiestruturadas. Compreender os enfrentamentos e desafios da música como direito e experimentar as narrativas encantadas de uma pedagoga que compõe, nos aproximaram das pedagogias brasileiras que tem no ato de compor eixo estruturante de mediação pedagógica. Os resultados afirmam a relevância de duas dimensões que se conectam na relação pedagógica: a formação continuada em educação musical, experimentada em coletivos colaborativos, e a ação lúdica de compor com as crianças para fortalecer, ampliar e sustentar relações pedagógicas democráticas. O corpo que compõe se exercita no pensamento e na corporeidade da cultura, toma decisões, expõe narrativas, escuta, aguenta frustrações, faz escolhas, se apropria da linguagem: inventa. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.title | Compor com crianças na escola pública | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001161000 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License