Compor com crianças na escola pública
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Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Dentro da abordagem qualitativa de tipo exploratório, o presente trabalho tem como metodologia investigativa o estudo de caso. Acompanhou uma professora-pedagoga da escola pública municipal de educação infantil com o objetivo de narrar sua experiência de compor com crianças no cotidiano da sala de aula dentro do Projeto Barulhar. A coleta de dados envolveu observações na sala de aula, na rede virtual e entrevistas semiestruturadas. Compreender os enfrentamentos e desafios da música como direito ...
Dentro da abordagem qualitativa de tipo exploratório, o presente trabalho tem como metodologia investigativa o estudo de caso. Acompanhou uma professora-pedagoga da escola pública municipal de educação infantil com o objetivo de narrar sua experiência de compor com crianças no cotidiano da sala de aula dentro do Projeto Barulhar. A coleta de dados envolveu observações na sala de aula, na rede virtual e entrevistas semiestruturadas. Compreender os enfrentamentos e desafios da música como direito e experimentar as narrativas encantadas de uma pedagoga que compõe, nos aproximaram das pedagogias brasileiras que tem no ato de compor eixo estruturante de mediação pedagógica. Os resultados afirmam a relevância de duas dimensões que se conectam na relação pedagógica: a formação continuada em educação musical, experimentada em coletivos colaborativos, e a ação lúdica de compor com as crianças para fortalecer, ampliar e sustentar relações pedagógicas democráticas. O corpo que compõe se exercita no pensamento e na corporeidade da cultura, toma decisões, expõe narrativas, escuta, aguenta frustrações, faz escolhas, se apropria da linguagem: inventa. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
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TCC Pedagogia (1401)
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