Conexiones y/o síntesis entre saberes adquiridos en el aprendizaje del repertorio de contrabajo : un estudio de caso
Data
2022Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
A aprendizagem da música acadêmica ocidental a partir da tradição escrita é moldada por um somatório de aspectos relacionados ao conhecimento teórico, ao conhecimento prático, aos aspectos da própria técnica do instrumento e ao distanciamento histórico em relação a uma determinada música. Para aprender, o aluno enfrenta o desafio de ter que tomar decisões, resolver problemas, além de ter que lidar com todas as informações ainda não vivenciadas e processá-las para poder interpretar o repertório ...
A aprendizagem da música acadêmica ocidental a partir da tradição escrita é moldada por um somatório de aspectos relacionados ao conhecimento teórico, ao conhecimento prático, aos aspectos da própria técnica do instrumento e ao distanciamento histórico em relação a uma determinada música. Para aprender, o aluno enfrenta o desafio de ter que tomar decisões, resolver problemas, além de ter que lidar com todas as informações ainda não vivenciadas e processá-las para poder interpretar o repertório disponível para seu próprio instrumento. O objetivo deste trabalho foi investigar as conexões e/ou sínteses entre conhecimentos adquiridos na aprendizagem do repertório de contrabaixo. O delineamento insere-se em uma abordagem qualitativa, contemplando o estudo de caso como estratégia de investigação. Cecília (23 anos), nome fictício do caso estudado, aluna de graduação (6º semestre) no momento da coleta de dados. O repertório de aprendizagem para este semestre foi o Concerto nº 2 de Carl Ditters von Dittersdorf (1739-1799). As técnicas de coleta de dados utilizadas foram: (i) observação da gravação de sessões práticas individuais, (ii) observação de sala de aula e (iii) entrevistas, desenvolvidas nas três instâncias de coleta de dados propostas na metodologia. Como referencial teórico utilizou-se, por um lado, o conceito de mobilização do conhecimento proposto por Charlot (2006) e, por outro lado, o modelo de conhecimento musical proposto por Elliott (1995). Para a análise de dados, categorizações sobre o fenômeno estudado foram construídas sob a ótica da análise de conteúdo de cunho interpretativo, permitindo destacar os aspectos trabalhados em situações de aula e prática musical. Com base nos resultados obtidos, proposições quanto à síntese e conexões foram realizadas. A síntese pode ser observada em situações intencionais (ou cumulativas) de uma dada ação, apontando tanto a vontade de mobilizar-se para aprender (Charlot, 2006) como o sentido de chegar a um ponto (performaticamente pela própria ação/realização musical). Salienta-se ainda que tal chegada a um dado ponto foi corroborada pelo sentimento e demonstração de satisfação com o trabalho realizado. Quanto às conexões, estas foram apresentadas por meio das formas de se conectar com os diferentes conteúdos presentes na prática, bem como aqueles conteúdos que se mostravam externos ao aluno, necessitando serem incorporados em seu processo de aprendizagem. ...
Resumen
El aprendizaje de la música académica occidental de tradición escrita está moldeado por una sumatoria de aspectos referentes al conocimiento teórico, al conocimiento práctico, vertientes de la técnica propia del instrumento y el distanciamiento histórico respecto de una música en particular. Para aprender, el estudiante se enfrenta al desafío de tener que tomar decisiones, resolver problemas, además de tener que lidiar con toda la información aún no experimentada y procesarla de manera de poder ...
El aprendizaje de la música académica occidental de tradición escrita está moldeado por una sumatoria de aspectos referentes al conocimiento teórico, al conocimiento práctico, vertientes de la técnica propia del instrumento y el distanciamiento histórico respecto de una música en particular. Para aprender, el estudiante se enfrenta al desafío de tener que tomar decisiones, resolver problemas, además de tener que lidiar con toda la información aún no experimentada y procesarla de manera de poder interpretar el repertorio disponible para su propio instrumento. El presente trabajo tuvo como objetivo investigar las conexiones y/o síntesis entre saberes adquiridos en el aprendizaje del repertorio de contrabajo. El diseño se enmarca en un enfoque cualitativo, contemplando el estudio de caso como estrategia de investigación. Cecilia (23 años), nombre ficticio del caso estudiado, estudiante de grado (6º semestre) en el período de la recolección de los datos. El repertorio en aprendizaje em este semestre fue el Concierto N° 2 de Carl Ditters von Dittersdorf (1739-1799). Las técnicas de recolección de datos utilizadas fueron: (i) observación del registro de sesiones de práctica individual, (ii) observación de aula, y (iii) entrevistas, desarrolladas en las tres instancias de recolección de datos propuesta en la metodología. Como referencial teórico se utilizaron, por un lado, el concepto de movilización de conocimientos propuesto por Charlot (2006) y, por otro lado, el modelo de conocimiento musical propuesto por Elliott (1995). Para el análisis de los datos, se construyeron categorizaciones sobre el fenómeno estudiado desde la perspectiva del análisis de contenido de carácter interpretativo, que permitieron resaltar los aspectos trabajados en situaciones de clase y práctica instrumental. Con base en los resultados obtenidos, se realizaron proposiciones acerca de la síntesis y conexiones. La síntesis se puede observar en situaciones intencionales (o acumulativas) de una determinada acción, señalando tanto la voluntad de movilizarse para aprender (Charlot, 2006), como el sentido de llegar a un punto (performaticamente por la propia acción/realización musical). También cabe señalar que dicha llegada a un punto determinado fue corroborada por el sentimiento y demostración de satisfacción por el trabajo realizado. En cuanto a las conexiones, estos fueron presentados a través de formas de conectar con los diferentes contenidos presentes en la práctica, así como aquellos contenidos que eran externos al estudiante y necesitaban ser incorporados a su proceso de aprendizaje. ...
Abstract
The learning of Western academic music from the written tradition is shaped by a sum of aspects related to theoretical knowledge, practical knowledge, aspects of the instrument's own technique and the historical distance with respect to a particular music. In order to learn, the student faces the challenge of making decisions, solve problems, as well as to deal with all the information not yet experienced and process it in order to be able to perform the repertoire available for his own instrum ...
The learning of Western academic music from the written tradition is shaped by a sum of aspects related to theoretical knowledge, practical knowledge, aspects of the instrument's own technique and the historical distance with respect to a particular music. In order to learn, the student faces the challenge of making decisions, solve problems, as well as to deal with all the information not yet experienced and process it in order to be able to perform the repertoire available for his own instrument. The objective of this work was to investigate the connections and/or synthesis between knowledge acquired in learning the double bass repertoire. The research design is part of a qualitative approach, contemplating the case study as an investigation strategy. Cecilia (23 years old), fictitious name of the case studied, a bachelor student (6th semester) at the time of data collection. The learning repertoire for this semester was Concerto No. 2 by Carl Ditters von Dittersdorf (1739-1799). The data collection techniques used were: (i) observation of the recording of individual practice sessions, (ii) classroom observation, and (iii) interviews, developed in the three instances of data collection proposed in the methodology. As a theoretical reference, on the one hand, the concept of knowledge mobilization proposed by Charlot (2006) and, on the other hand, the model of musical knowledge proposed by Elliott (1995) were used. For data analysis, categorizations about the phenomenon studied were built from the perspective of content analysis of an interpretative nature, allowing to highlight the aspects worked on in class situations and instrumental practice. Based on the results obtained, propositions about the synthesis and connections were made. The synthesis can be observed in intentional (or cumulative) situations of a certain action, indicating both the will to mobilize to learn (Charlot, 2006), and the sense of arrive to a point (performatically by the action/musical realization itself). It should also be noted that arrival was corroborated by the feeling and demonstration of satisfaction for the work done. Regarding the connections, these were presented through ways to connect with the different contents present in the practice, as well as those contents that were external to the student and needed to be incorporated into their learning process. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Coleções
-
Linguística, Letras e Artes (2877)Música (414)
Este item está licenciado na Creative Commons License