Projeto Musiclagem : musicalização na educação infantil
Visualizar/abrir
Data
2022Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho tem como tema central a musicalização na educação infantil, desenvolvido com base em um projeto de oficina de música com a construção de instrumentos com materiais recicláveis pelos educandos, com o intuito de observar e investigar a presença e os benefícios da música como prática pedagógica e também está fundamentado em estudos teóricos. O objetivo geral foi realizar uma oficina de musicalização (Projeto Musiclagem) a partir de sucatas, em uma escola de educação infantil da ...
O presente trabalho tem como tema central a musicalização na educação infantil, desenvolvido com base em um projeto de oficina de música com a construção de instrumentos com materiais recicláveis pelos educandos, com o intuito de observar e investigar a presença e os benefícios da música como prática pedagógica e também está fundamentado em estudos teóricos. O objetivo geral foi realizar uma oficina de musicalização (Projeto Musiclagem) a partir de sucatas, em uma escola de educação infantil da rede pública de ensino, que atende crianças de 0 à 6 anos de idade, a fim de ressaltar a importância e os benefícios da música nas práticas pedagógicas dos professores. Esta pesquisa teve como objetivos específicos abordar a importância da música como prática pedagógica na educação infantil; analisar as contribuições da música para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, emocional e social de educandos; ressaltar os campos de experiência em relação à música na Base Nacional Comum Curricular (BNCC); estimular e motivar a reciclagem; identificar os benefícios da música no desenvolvimento integral da criança e utilizar a música enquanto instrumento pedagógico de ensino a aprendizagem. A coleta de dados aconteceu através de entrevistas semiestruturadas com professores e profissionais da área da educação de uma escola de educação infantil da rede pública de ensino, bem como registros durante a aplicação do projeto com alunos da turma de Pré B, da mesma instituição de ensino. Conclui-se que a música é um instrumento pedagógico valioso, sendo utilizado conforme a BNCC propõem nas práticas pedagógicas, com a realização do Projeto Musiclagem identificou-se inúmeros benefícios, mostrando-se de grande importância para o processo do desenvolvimento integral do educando e para os processos de ensino e aprendizagem de forma lúdica, divertida e encantadora. ...
Abstract
The present work has as its central theme the musicalization in early childhood education, developed based on a music workshop project with the construction of instruments with recyclable materials by the students, in order to observe and investigate the presence and benefits of music as a pedagogical practice and is also based on theoretical studies. The general objective was to hold a musicalization workshop (Musiclagem Project) from scraps, in a school of early childhood education of the pub ...
The present work has as its central theme the musicalization in early childhood education, developed based on a music workshop project with the construction of instruments with recyclable materials by the students, in order to observe and investigate the presence and benefits of music as a pedagogical practice and is also based on theoretical studies. The general objective was to hold a musicalization workshop (Musiclagem Project) from scraps, in a school of early childhood education of the public school system, which serves children from 0 to 6 years of age, in order to highlight the importance and benefits of music in the pedagogical practices of teachers. This study had as specific objectives to address the importance of music as a pedagogical practice in early childhood education; analyze the contributions of music to the cognitive, affective, emotional and social development of students; to highlight the fields of experience in relation to music in the Common National Curriculum Base (BNCC); stimulate and motivate recycling; identify the benefits of music in the integral development of the child and use music as a pedagogical tool for teaching learning. Data collection occurred through semi-structured interviews with teachers and education professionals of a public school of early childhood education, as well as records during the application of the project with students from the Pre B class, from the same educational institution. It is concluded that music is a valuable pedagogical instrument, being used as the BNCC proposes in pedagogical practices, with the realization of the Musiclagem Project, it was identified numerous benefits, showing itself to be of great importance for the process of integral development of the student and for the teaching and learning processes in a playful, fun and charming way. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Campus Litoral Norte. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1401)
Este item está licenciado na Creative Commons License