Comunicação organizacional e diversidades: uma análise sobre os sentidos de mulher materializados pela revista Exame
Visualizar/abrir
Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho de conclusão buscou analisar a comunicação organizacional da Revista Exame, com o objetivo de entender os sentidos de mulher materializados nas matérias com a temática da diversidade publicadas pela revista. Nessa perspectiva, os capítulos teóricos versam sobre (1) as noções de identidade, diferença e diversidades (HALL, 2006; 2013; SILVA, 2013), a história e os debates dos movimentos feministas (PINTO, 2010; LOURO, 1997), a presença e a participação das mulheres nas organiz ...
O presente trabalho de conclusão buscou analisar a comunicação organizacional da Revista Exame, com o objetivo de entender os sentidos de mulher materializados nas matérias com a temática da diversidade publicadas pela revista. Nessa perspectiva, os capítulos teóricos versam sobre (1) as noções de identidade, diferença e diversidades (HALL, 2006; 2013; SILVA, 2013), a história e os debates dos movimentos feministas (PINTO, 2010; LOURO, 1997), a presença e a participação das mulheres nas organizações (MOTTA, 2005); e, (2) as noções de organizações (BALDISSERA; VINHOLA, 2020), de cultura organizacional (SCHEIN, 2020) e de comunicação organizacional (BALDISSERA, 2009, 2012). O estudo foi realizado a partir dos procedimentos metodológicos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977), pela técnica qualitativa de análise temática, com os quais analisamos 115 sequências de texto, extraídas de 15 matérias, que versavam sobre diversidades, de edições publicadas entre janeiro e dezembro de 2019. A partir análise realizada e à luz do referencial teórico, foi possível concluir que a Revista Exame materializa sete de sentidos de mulher: cerceada, emocional, amparada, aprendiz, guerreira, vantajosa, exemplar. Além disso, inferimos que a mulher exemplar é indicada como o modelo de mulher na comunicação organizacional. ...
Abstract
The present conclusion work sought to analyze the organizational communication of Exame Magazine, with the objective of understanding the meanings of women materialized in the articles with the theme of diversity published by the magazine. In this perspective, the theoretical chapters deal with (1) the notions of identity, difference and diversities (HALL, 2006; 2013; SILVA, 2013), the history and discussions of feminist movements (PINTO, 2010; LOURO, 1997), the presence and participation of wo ...
The present conclusion work sought to analyze the organizational communication of Exame Magazine, with the objective of understanding the meanings of women materialized in the articles with the theme of diversity published by the magazine. In this perspective, the theoretical chapters deal with (1) the notions of identity, difference and diversities (HALL, 2006; 2013; SILVA, 2013), the history and discussions of feminist movements (PINTO, 2010; LOURO, 1997), the presence and participation of women in organizations (MOTTA, 2005); and (2) the notions of organizations (BALDISSERA; VINHOLA, 2020), organizational culture (SCHEIN, 2020) and organizational communication (BALDISSERA, 2009, 2012). The study was carried out based on the methodological procedures of Content Analysis (BARDIN, 1977), using the qualitative technique of thematic analysis, with which we analyzed 115 text sequences, extracted from 15 articles, which dealt with diversities, from editions published between January and December 2019. Based on the analysis carried out and in the light of the theoretical framework, it was possible to conclude that Exame Magazine materializes seven of women's senses: curtailed, emotional, supported, apprentice, warrior, advantageous, exemplary. In addition, we infer that the exemplary woman is indicated as the model of a woman in organizational communication. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Coleções
-
TCC Comunicação Social (1830)
Este item está licenciado na Creative Commons License