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dc.contributor.advisorBaldissera, Rudimarpt_BR
dc.contributor.authorKehl, Renata Karolinept_BR
dc.date.accessioned2023-01-17T05:03:38Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/253748pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão buscou analisar a comunicação organizacional da Revista Exame, com o objetivo de entender os sentidos de mulher materializados nas matérias com a temática da diversidade publicadas pela revista. Nessa perspectiva, os capítulos teóricos versam sobre (1) as noções de identidade, diferença e diversidades (HALL, 2006; 2013; SILVA, 2013), a história e os debates dos movimentos feministas (PINTO, 2010; LOURO, 1997), a presença e a participação das mulheres nas organizações (MOTTA, 2005); e, (2) as noções de organizações (BALDISSERA; VINHOLA, 2020), de cultura organizacional (SCHEIN, 2020) e de comunicação organizacional (BALDISSERA, 2009, 2012). O estudo foi realizado a partir dos procedimentos metodológicos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977), pela técnica qualitativa de análise temática, com os quais analisamos 115 sequências de texto, extraídas de 15 matérias, que versavam sobre diversidades, de edições publicadas entre janeiro e dezembro de 2019. A partir análise realizada e à luz do referencial teórico, foi possível concluir que a Revista Exame materializa sete de sentidos de mulher: cerceada, emocional, amparada, aprendiz, guerreira, vantajosa, exemplar. Além disso, inferimos que a mulher exemplar é indicada como o modelo de mulher na comunicação organizacional.pt_BR
dc.description.abstractThe present conclusion work sought to analyze the organizational communication of Exame Magazine, with the objective of understanding the meanings of women materialized in the articles with the theme of diversity published by the magazine. In this perspective, the theoretical chapters deal with (1) the notions of identity, difference and diversities (HALL, 2006; 2013; SILVA, 2013), the history and discussions of feminist movements (PINTO, 2010; LOURO, 1997), the presence and participation of women in organizations (MOTTA, 2005); and (2) the notions of organizations (BALDISSERA; VINHOLA, 2020), organizational culture (SCHEIN, 2020) and organizational communication (BALDISSERA, 2009, 2012). The study was carried out based on the methodological procedures of Content Analysis (BARDIN, 1977), using the qualitative technique of thematic analysis, with which we analyzed 115 text sequences, extracted from 15 articles, which dealt with diversities, from editions published between January and December 2019. Based on the analysis carried out and in the light of the theoretical framework, it was possible to conclude that Exame Magazine materializes seven of women's senses: curtailed, emotional, supported, apprentice, warrior, advantageous, exemplary. In addition, we infer that the exemplary woman is indicated as the model of a woman in organizational communication.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectExame (Revista)pt_BR
dc.subjectOrganizational communicationen
dc.subjectComunicação organizacionalpt_BR
dc.subjectDiversityen
dc.subjectRepresentação do femininopt_BR
dc.subjectNotions of womenen
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectOrganizational cultureen
dc.titleComunicação organizacional e diversidades: uma análise sobre os sentidos de mulher materializados pela revista Examept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001157115pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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