Uma proposta de resolução de problemas com tecnologia para situações de otimização
Visualizar/abrir
Data
2022Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho consiste na aplicação de duas aulas presenciais inspirada na tendência de resolução de problemas com o software GeoGebra, para a análise de problemas de otimização no Ensino Básico. A pesquisa busca compreender a relação de construção de conhecimento entre o ser humano e a tecnologia, analisada pela perspectiva seres-humanos-com-mídias. A prática docente em questão foi aplicada em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio, em uma escola pública de Porto Alegre. Os dados anal ...
O presente trabalho consiste na aplicação de duas aulas presenciais inspirada na tendência de resolução de problemas com o software GeoGebra, para a análise de problemas de otimização no Ensino Básico. A pesquisa busca compreender a relação de construção de conhecimento entre o ser humano e a tecnologia, analisada pela perspectiva seres-humanos-com-mídias. A prática docente em questão foi aplicada em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio, em uma escola pública de Porto Alegre. Os dados analisados na pesquisa são provenientes das discussões feitas em sala de aula e das resoluções feitas pelos alunos dos problemas propostos durante as aulas. Como resultado, foi possível concluir que a tecnologia é uma grande aliada do ensino de Matemática, além de ter uma relação sinérgica com a tendência de resolução de problemas. ...
Abstract
The present work consists of the application of two presential classes inspired by the trend of problem solving with the GeoGebra software, for the analysis of optimization problems in Basic Education. The research seeks to understand the relationship of knowledge construction between human beings and technology, analyzed from the human-beings-with-media perspective. The teaching practice in question was applied in a class of the first year of high school, in a public school in Porto Alegre. Th ...
The present work consists of the application of two presential classes inspired by the trend of problem solving with the GeoGebra software, for the analysis of optimization problems in Basic Education. The research seeks to understand the relationship of knowledge construction between human beings and technology, analyzed from the human-beings-with-media perspective. The teaching practice in question was applied in a class of the first year of high school, in a public school in Porto Alegre. The data analyzed in the research come from the discussions held in the classroom and from the resolutions made by the students of the problems proposed during the class. As a result, it was possible to conclude that technology is a great ally of mathematics teaching, in addition to having a beneficial relationship with the problem-solving trend. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática e Estatística. Curso de Matemática: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Matemática (405)
Este item está licenciado na Creative Commons License