Entre o fazer de conta e o fazer acreditar : as crianças e suas performances em instalações de jogo
Data
2023Tipo
Outro título
Between make-believe and make-belief : children and their performances in recreational play installations
Entre le faire semblant et le faire croire : les enfants et leurs performances dans les mises en œuvre du jeu
Resumo
Fundamentado nos Estudos Sociais da Infância e nos Estudos da Performance, o artigo objetiva analisar os modos como crianças da Educação Infantil, com idades entre 3 e 5 anos, produzem performances durante brincadeiras em instalações de jogo. Trata-se de uma pesquisa com crianças cuja metodologia é pautada na Abordagem do Mosaico e na proposição de instalações de jogo. Mediante as análises, foram definidas duas unidades: a) performances de fazer de conta; b) performances de fazer acreditar. Ass ...
Fundamentado nos Estudos Sociais da Infância e nos Estudos da Performance, o artigo objetiva analisar os modos como crianças da Educação Infantil, com idades entre 3 e 5 anos, produzem performances durante brincadeiras em instalações de jogo. Trata-se de uma pesquisa com crianças cuja metodologia é pautada na Abordagem do Mosaico e na proposição de instalações de jogo. Mediante as análises, foram definidas duas unidades: a) performances de fazer de conta; b) performances de fazer acreditar. Assim, foi possível fazer inferências a respeito do livre trânsito das crianças entre as performances de fazer de conta e fazer acreditar, por meio de suas modulações corporais, gestos e vozes. ...
Abstract
Based on Early Childhood Social Studies and Performance Studies, this article aims to analyze the ways children in Early Childhood Education, aged 3 to 5 years, produce performances during play in recreational play installations, as the result of research with children. The methodology is based on the Mosaic Approach and on the proposition of recreational play installations. Through the analyses, two units were defined: a) make-believe performances; b) make-belief performances. Thus, it was pos ...
Based on Early Childhood Social Studies and Performance Studies, this article aims to analyze the ways children in Early Childhood Education, aged 3 to 5 years, produce performances during play in recreational play installations, as the result of research with children. The methodology is based on the Mosaic Approach and on the proposition of recreational play installations. Through the analyses, two units were defined: a) make-believe performances; b) make-belief performances. Thus, it was possible to make inferences about the free movement of children between make-believe and make-belief performances through their body modulations, gestures and voices. ...
Résumé
Basé sur les Études Sociales de l’Enfance et sur les Études de la Performance, l’article a comme but d’analyser les façons dont les enfants de l’École maternelle, âgés de 3 à 5 ans, produisent des performances pendant les jeux dans leurs mises en œuvre. Il s’agit d’une recherche avec des enfants dont la méthodologie est fondée sur l’Approche de la Mosaïque et sur la proposition des mises en œuvre du jeu. Après les analyses, deux unités ont été définies: a) performances de faire semblant; b) per ...
Basé sur les Études Sociales de l’Enfance et sur les Études de la Performance, l’article a comme but d’analyser les façons dont les enfants de l’École maternelle, âgés de 3 à 5 ans, produisent des performances pendant les jeux dans leurs mises en œuvre. Il s’agit d’une recherche avec des enfants dont la méthodologie est fondée sur l’Approche de la Mosaïque et sur la proposition des mises en œuvre du jeu. Après les analyses, deux unités ont été définies: a) performances de faire semblant; b) performances de faire croire. Il a été ainsi possible d’inférer à propos du libre passage des enfants entre les performances de faire semblant et de faire croire, à travers leurs modulations corporelles, gestes et voix. ...
Contido em
Revista brasileira de estudos da presença. Porto Alegre, RS. Vol. 13, n. 1 (jan./mar. 2023), e124009, p. 1-33
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (38920)Ciências Humanas (6646)
Este item está licenciado na Creative Commons License