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dc.contributor.authorSantos, Nathalia Scheuermann dospt_BR
dc.contributor.authorCarvalho, Rodrigo Saballa dept_BR
dc.date.accessioned2023-01-04T05:14:24Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn2237-2660pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/253434pt_BR
dc.description.abstractFundamentado nos Estudos Sociais da Infância e nos Estudos da Performance, o artigo objetiva analisar os modos como crianças da Educação Infantil, com idades entre 3 e 5 anos, produzem performances durante brincadeiras em instalações de jogo. Trata-se de uma pesquisa com crianças cuja metodologia é pautada na Abordagem do Mosaico e na proposição de instalações de jogo. Mediante as análises, foram definidas duas unidades: a) performances de fazer de conta; b) performances de fazer acreditar. Assim, foi possível fazer inferências a respeito do livre trânsito das crianças entre as performances de fazer de conta e fazer acreditar, por meio de suas modulações corporais, gestos e vozes.pt_BR
dc.description.abstractBased on Early Childhood Social Studies and Performance Studies, this article aims to analyze the ways children in Early Childhood Education, aged 3 to 5 years, produce performances during play in recreational play installations, as the result of research with children. The methodology is based on the Mosaic Approach and on the proposition of recreational play installations. Through the analyses, two units were defined: a) make-believe performances; b) make-belief performances. Thus, it was possible to make inferences about the free movement of children between make-believe and make-belief performances through their body modulations, gestures and voices.en
dc.description.abstractBasé sur les Études Sociales de l’Enfance et sur les Études de la Performance, l’article a comme but d’analyser les façons dont les enfants de l’École maternelle, âgés de 3 à 5 ans, produisent des performances pendant les jeux dans leurs mises en œuvre. Il s’agit d’une recherche avec des enfants dont la méthodologie est fondée sur l’Approche de la Mosaïque et sur la proposition des mises en œuvre du jeu. Après les analyses, deux unités ont été définies: a) performances de faire semblant; b) performances de faire croire. Il a été ainsi possible d’inférer à propos du libre passage des enfants entre les performances de faire semblant et de faire croire, à travers leurs modulations corporelles, gestes et voix.fr
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de estudos da presença. Porto Alegre, RS. Vol. 13, n. 1 (jan./mar. 2023), e124009, p. 1-33pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectPesquisa educacionalpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.titleEntre o fazer de conta e o fazer acreditar : as crianças e suas performances em instalações de jogopt_BR
dc.title.alternativeBetween make-believe and make-belief : children and their performances in recreational play installationsen
dc.title.alternativeEntre le faire semblant et le faire croire : les enfants et leurs performances dans les mises en œuvre du jeufr
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001158436pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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