Guia prático para o auxílio das equipes de Estratégia Saúde da Família na prática das ações do Programa Saúde na Escola em um município do Litoral Norte do Rio Grande do Sul
Visualizar/abrir
Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado profissional
Tipo
Assunto
Resumo
A abertura da escola aos propósitos de saúde como prioridade pública apoia-se na compreensão de que um programa de saúde escolar eficaz seja um dos investimentos mais promissores para melhorar simultaneamente educação e saúde segundo a Organização Mundial da Saúde. A promoção da saúde envolve diferentes setores do Estado, sendo um deles o educacional. Conforme políticas do Ministério da Saúde existe incentivo para realizar ações intersetoriais que envolvam por exemplo escolas da rede pública, e ...
A abertura da escola aos propósitos de saúde como prioridade pública apoia-se na compreensão de que um programa de saúde escolar eficaz seja um dos investimentos mais promissores para melhorar simultaneamente educação e saúde segundo a Organização Mundial da Saúde. A promoção da saúde envolve diferentes setores do Estado, sendo um deles o educacional. Conforme políticas do Ministério da Saúde existe incentivo para realizar ações intersetoriais que envolvam por exemplo escolas da rede pública, equipes de saúde e o Sistema Único de Saúde (SUS). Essas ações buscam proporcionar qualidade de vida na Educação Básica, explorando assim a prevenção, atenção à saúde e suas vulnerabilidades. Nesse sentido, atividades de educação e saúde são propostas tendo como base o projeto político pedagógico da instituição escolar em conjunto com a Estratégia Saúde da Família (ESF). O Ministério da Saúde entende este período estudantil como sendo essencial para desenvolver ações que previnem algumas doenças, bem como de fatores de proteção. Estas ações do Programa Saúde na Escola (PSE) contam com atividades/avaliações prioritárias, tendo como objetivo detectar o estado de saúde geral dos educandos inseridos nas intuições de ensino público em aspectos como, nutrição, obesidade, avaliação visual e/ou auditiva. Ainda procedendo um olhar integral e integrado, para capacitar em saúde, é realizado um trabalho interdisciplinar para desenvolver alguns temas, como por exemplo: alimentação saudável, ações contra violência, higiene, segurança, planejamento familiar, primeiros socorros. Para auxiliar no desenvolvimento das ações do PSE, se faz necessário a produção de materiais didáticos que atendam às necessidades dos profissionais que promovem a saúde no âmbito escolar. O presente estudo teve como objetivo principal a construção de um Guia intitulado "Guia prático das ações do Programa Saúde na Escola”, para o auxílio aos profissionais da saúde e educação na implementação e prática das ações do PSE. A abordagem metodológica foi de cunho qualitativo, dados foram coletados através dos fóruns wikis e outras ferramentas utilizadas pelos cursistas e analisados. Participaram os profissionais da saúde e educação do curso de extensão na modalidade a distância disponibilizado no ambiente Moodle intitulado “Conhecendo o programa “Saúde na Escola” na promoção da saúde no âmbito escolar”. Conclui-se que o profissional atuante no PSE precisa estar em formação permanente sobre a educação em saúde, identificando situações, desenvolvendo ações educativas em parceria com os estudantes. Neste cenário percebe-se que o Guia é um material relevante e muito útil. O Guia é um material suplementar de divulgação e orientação aos profissionais da saúde e educação, pois busca prevenir e promover a saúde dos nossos adultos do futuro. Proporcionar-se-á, assim, uma alternativa para os profissionais qualificarem as suas ações consolidando o processo de educação em saúde, contribuindo para a promoção da saúde em instituições de ensino e na vida dos educandos. ...
Abstract
The opening of schools to health purposes as a public priority is based on the understanding that an effective school health program is one of the most promising investments to simultaneously improve education and health according to the World Health Organization. Health promotion involves different sectors of the State, one of which is education. According to the policies of the Ministry of Health, there is an incentive to carry out intersectoral actions that involve, for example, public schoo ...
The opening of schools to health purposes as a public priority is based on the understanding that an effective school health program is one of the most promising investments to simultaneously improve education and health according to the World Health Organization. Health promotion involves different sectors of the State, one of which is education. According to the policies of the Ministry of Health, there is an incentive to carry out intersectoral actions that involve, for example, public schools, health teams and the Unified Health System (SUS). These actions seek to provide quality of life in Basic Education, thus exploring prevention, health care and their vulnerabilities. In this sense, education and health activities are proposed based on the political pedagogical project of the school institution in conjunction with the Family Health Strategy (FHS). The Ministry of Health understands this student period as being essential to develop actions that prevent some diseases, as well as protective factors. These actions of the School Health Program (PSE) have priority activities/assessments, with the objective of detecting the general health status of the students inserted in the public education intuitions in aspects such as nutrition, obesity, visual and/or auditory assessment. Still proceeding with an integral and integrated look, to train in health, an interdisciplinary work is carried out to develop some themes, such as: healthy eating, actions against violence, hygiene, safety, family planning, first aid. To assist in the development of PSE actions, it is necessary to produce teaching materials that meet the needs of professionals who promote health in the school environment. The main objective of the present study was the construction of a Guide entitled "Practical guide to the actions of the Health at School Program", to help health and education professionals in the implementation and practice of PSE actions. The methodological approach was of a qualitative nature. , data were collected through wikis forums and other tools used by course participants and analyzed. Health and education professionals participated in the distance learning course available in the Moodle environment entitled “Knowing the “Saúde na Escola” program in health promotion in the school environment.” It is concluded that the professional working in the PSE needs to be in permanent training on health education, identifying situations, developing educational actions in partnership with students. The Guide is a supplementary material for dissemination and guidance to health and education professionals, as it seeks to to temper and promote the health of our adults of the future. Thus, an alternative will be provided for professionals to qualify their actions, consolidating the health education process, contributing to the promotion of health in educational institutions and in the lives of students. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina. Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde.
Coleções
-
Ciências da Saúde (9085)Ensino na Saúde (135)
Este item está licenciado na Creative Commons License