Educação de sujeitos escolares em contexto de isolamento social : princípio político da escola e da docência
Visualizar/abrir
Data
2022Tipo
Outro título
Education of school subjects in the context of social isolation : political principle of the school and teaching
Assunto
Resumo
Neste artigo estuda-se a docência em Educação Especial no contexto de isolamento social. É uma pesquisa qualitativa com foco na análise documental. As reorganizações da escola, no contexto da pandemia da Covid-19, mostram que a sua função política corresponde ao compromisso com uma formação ampla e qualificada, através de uma relação imanente entre a aprendizagem e o que ela torna possível em relação às demandas do mundo. Isso requer responsabilidade coletiva na prática pedagógica, em que o pri ...
Neste artigo estuda-se a docência em Educação Especial no contexto de isolamento social. É uma pesquisa qualitativa com foco na análise documental. As reorganizações da escola, no contexto da pandemia da Covid-19, mostram que a sua função política corresponde ao compromisso com uma formação ampla e qualificada, através de uma relação imanente entre a aprendizagem e o que ela torna possível em relação às demandas do mundo. Isso requer responsabilidade coletiva na prática pedagógica, em que o princípio político da docência compreende a corresponsabilidade como subjetivação ética. ...
Abstract
In this study, we reflect on Special Education teaching in the context of social isolation. This qualitative research has a focus on documentary analysis. School reorganizations, in the context of the Covid-19 pandemic, have shown that the school political function corresponds to its commitment to provide a broad, qualified education to the subjects, by integrating an immanent relationship between learning experiences and the demands of the world that it enables. This commitment requires collec ...
In this study, we reflect on Special Education teaching in the context of social isolation. This qualitative research has a focus on documentary analysis. School reorganizations, in the context of the Covid-19 pandemic, have shown that the school political function corresponds to its commitment to provide a broad, qualified education to the subjects, by integrating an immanent relationship between learning experiences and the demands of the world that it enables. This commitment requires collective responsibility in developing the pedagogical practice, in which the political principle of teaching comprehends co-responsibility as ethical subjectification. ...
Contido em
Horizontes (Bragança Paulista). Bragança Paulista, SP. Vol. 40, n. 1 (jan./dez. 2022), e022050, p. 1-23
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40305)Ciências Humanas (6926)
Este item está licenciado na Creative Commons License