A pergunta esquecida : linguagem, alteridade e sujeito na educação especial
Visualizar/abrir
Data
2021Tipo
Assunto
Resumo
O artigo procura sugerir uma outra possibilidade de pesquisa na área da educação especial ao chamar a atenção para a existência de perguntas anteriores no campo. Nesse sentido, a ideia de uma reorientação filosófica demanda certa recolocação da metafísica, ao suscitar a questão anterior sobre a natureza dos sujeitos da educação especial. O artigo pretende oferecer uma alternativa de resposta pelo viés de uma virada linguística, a partir das ideias de Wittgenstein. Essa virada apresenta-se, sobr ...
O artigo procura sugerir uma outra possibilidade de pesquisa na área da educação especial ao chamar a atenção para a existência de perguntas anteriores no campo. Nesse sentido, a ideia de uma reorientação filosófica demanda certa recolocação da metafísica, ao suscitar a questão anterior sobre a natureza dos sujeitos da educação especial. O artigo pretende oferecer uma alternativa de resposta pelo viés de uma virada linguística, a partir das ideias de Wittgenstein. Essa virada apresenta-se, sobretudo, como crítica à perspectiva médica, seus desdobramentos metafísicos e, posteriormente, epistemológicos e éticos. ...
Abstract
This work aims to suggest another possibility of research in the field of special education by putting forward the existence of previous questions - philosophical questions - within the field. Thus, emerges the idea of a philosophical reorientation that demands a sort of metaphysical interest on the nature of the subject of special education. The work intends to offer an alternative response to that question through a linguistic turn on the field, substantiated by Wittgenstein. This linguistic ...
This work aims to suggest another possibility of research in the field of special education by putting forward the existence of previous questions - philosophical questions - within the field. Thus, emerges the idea of a philosophical reorientation that demands a sort of metaphysical interest on the nature of the subject of special education. The work intends to offer an alternative response to that question through a linguistic turn on the field, substantiated by Wittgenstein. This linguistic turn is developed as a critical response mainly to the medical perspective on special education and its metaphysical and ethical employments ...
Contido em
Currículo sem fronteiras : revista para uma educação crítica e emancipatória. Vol. 21, n. 1 (jan./abr. 2021), p. 52-71
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Humanas (6919)
Este item está licenciado na Creative Commons License