Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMautone, Guilhermept_BR
dc.contributor.authorVasques, Carla Karnoppipt_BR
dc.contributor.authorLima, André Luís de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2022-12-03T05:10:08Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1645-1384pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/252302pt_BR
dc.description.abstractO artigo procura sugerir uma outra possibilidade de pesquisa na área da educação especial ao chamar a atenção para a existência de perguntas anteriores no campo. Nesse sentido, a ideia de uma reorientação filosófica demanda certa recolocação da metafísica, ao suscitar a questão anterior sobre a natureza dos sujeitos da educação especial. O artigo pretende oferecer uma alternativa de resposta pelo viés de uma virada linguística, a partir das ideias de Wittgenstein. Essa virada apresenta-se, sobretudo, como crítica à perspectiva médica, seus desdobramentos metafísicos e, posteriormente, epistemológicos e éticos.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to suggest another possibility of research in the field of special education by putting forward the existence of previous questions - philosophical questions - within the field. Thus, emerges the idea of a philosophical reorientation that demands a sort of metaphysical interest on the nature of the subject of special education. The work intends to offer an alternative response to that question through a linguistic turn on the field, substantiated by Wittgenstein. This linguistic turn is developed as a critical response mainly to the medical perspective on special education and its metaphysical and ethical employmentsen
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCurrículo sem fronteiras : revista para uma educação crítica e emancipatória. Vol. 21, n. 1 (jan./abr. 2021), p. 52-71pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLanguageen
dc.subjectFilosofia da educaçãopt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectSpecial educationen
dc.subjectSubjecen
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectPhilosophy of educationen
dc.titleA pergunta esquecida : linguagem, alteridade e sujeito na educação especialpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001154185pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples