O laboratório de aprendizagem do unialfas do Colégio de Aplicação da UFRGS e suas práticas : enfrentando o ‘fantasma’ do insucesso
Visualizar/abrir
Data
2010Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este estudo objetivou analisar concepções e práticas pedagógicas assim como o funcionamento do Laboratório de Aprendizagem do projeto Unialfas do CAp/UFRGS. Teve como suporte teórico, prioritariamente, estudos de Perrenoud (2000), Arroyo (2000), Sacristán (2002) e Dorneles (2004). A metodologia adotada foi de cunho etnográfico, na modalidade de estudo de caso. Foram efetuadas análise documental do Plano de Ensino do Unialfas, observações das práticas propostas no Laboratório destinadas a alunos ...
Este estudo objetivou analisar concepções e práticas pedagógicas assim como o funcionamento do Laboratório de Aprendizagem do projeto Unialfas do CAp/UFRGS. Teve como suporte teórico, prioritariamente, estudos de Perrenoud (2000), Arroyo (2000), Sacristán (2002) e Dorneles (2004). A metodologia adotada foi de cunho etnográfico, na modalidade de estudo de caso. Foram efetuadas análise documental do Plano de Ensino do Unialfas, observações das práticas propostas no Laboratório destinadas a alunos da 4° série do Ensino Fundamental e entrevistas realizadas com a professora do laboratório, com a professora articuladora do projeto e com nove alunos frequentadores. Os dados foram analisados com base no referencial teórico, visando confrontar as práticas observadas com as atribuições do laboratório descritas no projeto Unialfas. A partir do observado, é possível referir que as práticas pedagógicas do Laboratório de Aprendizagem observado têm se mostrado parcialmente produtivas no atendimento das necessidades de aprendizagens e dos ritmos diferenciados dos alunos. Foi possível considerar, também, que as mesmas não vem proporcionando suficientemente diferentes vivências aos alunos, gerando, algumas vezes, um espaço de repetição das práticas propostas nas aulas do turno regular. Seria desejável a reinvenção das condições de ensino- aprendizagem, para que através das quais os alunos pudessem ampliar com mais facilidade seus processos de construção de conhecimento. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License