Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMarques, Tânia Beatriz Iwaszkopt_BR
dc.contributor.authorCândido, Luna Clara Fernandez dept_BR
dc.date.accessioned2010-08-25T04:18:27Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/25210pt_BR
dc.description.abstractEste estudo surge de reflexões feitas sobre minha prática docente realizada no segundo semestre de 2009, em uma turma de berçário com crianças entre dois a três anos. A importância do jogo simbólico para o desenvolvimento nesta faixa etária e a relação da função semiótica com a aquisição da fala foram alguns dos questionamentos levantados. Além de refletir sobre meu olhar como professora diante das práticas pedagógicas adotadas na Educação Infantil, busco entender de que modo os professores podem se apropriar do jogo simbólico como ferramenta importante no incentivo à aquisição e à ampliação da fala, na socialização entre as crianças e dessas com o meio. Esta análise teve como base teórica a Epistemologia Genética de Jean Piaget e a Psicogenética de Henri Wallon. As reflexões iniciais apontam para a necessidade do entendimento por parte dos professores sobre o jogo simbólico, a função simbólica, as suas possibilidades pedagógicas como um instrumento em sala de aula e a importância de haver no espaço escolar ambientes que propiciem o jogo simbólico. O presente trabalho é um convite aos futuros e atuais pedagogas/os a olharem para esta fase do desenvolvimento infantil com mais curiosidade, sensibilidade e com um olhar mais crítico em relação às nossas práticas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectJogopt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.titleJogo simbólico e o desenvolvimento infantil : um olhar sobre uma prática docentept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000752163pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples