Os desafios da alfabetização no contexto da pandemia
Visualizar/abrir
Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho tem como temática central a alfabetização e seus impactos durante o contexto da pandemia da Covid-19, vivenciada nos anos de 2020/2021. O objetivo do estudo é analisar como o processo de alfabetização foi desenvolvido durante o contexto citado e como a prática docente nos anos iniciais da escolarização foi afetada. Compreende-se que é preciso preocupar-se com o processo de alfabetização em relação as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores em sala de aula. Quest ...
O presente trabalho tem como temática central a alfabetização e seus impactos durante o contexto da pandemia da Covid-19, vivenciada nos anos de 2020/2021. O objetivo do estudo é analisar como o processo de alfabetização foi desenvolvido durante o contexto citado e como a prática docente nos anos iniciais da escolarização foi afetada. Compreende-se que é preciso preocupar-se com o processo de alfabetização em relação as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores em sala de aula. Questiona-se sobre como a pandemia está sendo considerada na prática docente dos professores alfabetizadores nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa, inspirada em alguns autores, tais como Ferreira (2021), Soares (2021), Ferreiro (1999), Albuquerque, Morais e Ferreira (2008), Ricardo e Rodrigues (2020), definiu como abordagem metodológica de cunho qualitativo por meio de um estudo de caso, realizando três entrevistas narrativas, com professoras que atuam nos anos iniciais da escolarização em uma escola do município de Paraí. Como resultados da investigação, foi possível identificar três eixos analíticos: 1. Definição do conceito de alfabetização que embasa a prática alfabetizadora; 2. Explicitação dos efeitos da pandemia em suas práticas de alfabetização; 3. A discussão sobre os desafios envolvidos nesse processo de alfabetização, considerando o contexto pandêmico. Nesse sentido, a alfabetização, como aprendizagem específica, foi problematizada a partir de um contexto do letramento, o qual seria imprescindível no período pandêmico. ...
Abstract
The central subject of this work is the alphabetization and its impacts during the context of the Covid-19 pandemic, experienced in the years 2020/2021. The objective of the study is to analyze how the alphabetization process was developed during the aforementioned context and how the teaching practice, in the early years of schooling, was affected. It is understood that it is necessary to be concerned with the literacy process in relation to the pedagogical practices developed by teachers in t ...
The central subject of this work is the alphabetization and its impacts during the context of the Covid-19 pandemic, experienced in the years 2020/2021. The objective of the study is to analyze how the alphabetization process was developed during the aforementioned context and how the teaching practice, in the early years of schooling, was affected. It is understood that it is necessary to be concerned with the literacy process in relation to the pedagogical practices developed by teachers in the classroom. It is questioned how the pandemic is being considered in the teaching practice of literacy teachers in the early years of Elementary School. The research, inspired by some authors, such as Ferreira (2021), Soares (2021), Ferreiro (1999), Albuquerque, Morais and Ferreira (2008), Ricardo and Rodrigues (2020), defined a qualitative methodological approach through of a case study, carrying out three narrative interviews, with teachers who work in the initial years of schooling in a school in the municipality of Paraí. As the results of the investigation, it was possible to identify three analytical axes: 1. Definition of the alphabetization concept that underlies the literacy practice; 2. Explanation of the effects of the pandemic on their literacy practices; 3. Discussion about the challenges involved in this literacy process, considering the pandemic context. In this sense, literacy, as a specific learning, was problematized from a literacy context, which would be essential in the pandemic period. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Campus Litoral Norte. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License