“Profi, vem brincar comigo!” : a importância do brincar na sala de aula
Visualizar/abrir
Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo compreender de que modo as ações pedagógicas realizadas no contexto escolar, norteadas pelos documentos legais, podem garantir à criança o seu direito à brincar. Para tal foram buscados autores que auxiliaram a compreender conceitos base, como o brincar e o lúdico. Ainda foram buscadas informações sobre as ações lúdicas presentes nos documentos legais que norteiam a educação brasileira. Por fim, apresenta um breve relato de experiência pessoal realizada du ...
O presente trabalho teve como objetivo compreender de que modo as ações pedagógicas realizadas no contexto escolar, norteadas pelos documentos legais, podem garantir à criança o seu direito à brincar. Para tal foram buscados autores que auxiliaram a compreender conceitos base, como o brincar e o lúdico. Ainda foram buscadas informações sobre as ações lúdicas presentes nos documentos legais que norteiam a educação brasileira. Por fim, apresenta um breve relato de experiência pessoal realizada durante o estágio docente na Educação Infantil, no qual pode-se experimentar como na prática o brincar está presente na sala de aula. Este estudo apontou, em teoria e prática, como as ações lúdicas podem ser fundamentais para o desenvolvimento infantil. ...
Abstract
The present work aimed to understand how the pedagogical actions carried out in the school context, guided by legal documents, can guarantee children their right to play. For this, authors were sought who helped to understand basic concepts, such as playing and ludic. Information was also sought about the recreational actions present in the legal documents that guide Brazilian education. Finally, it presents a brief account of a personal experience carried out during the teaching internship in ...
The present work aimed to understand how the pedagogical actions carried out in the school context, guided by legal documents, can guarantee children their right to play. For this, authors were sought who helped to understand basic concepts, such as playing and ludic. Information was also sought about the recreational actions present in the legal documents that guide Brazilian education. Finally, it presents a brief account of a personal experience carried out during the teaching internship in Early Childhood Education, in which one can experience how in practice playing is present in the classroom. This study pointed out, in theory and practice, how playful actions can be fundamental for child development. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Campus Litoral Norte. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1414)
Este item está licenciado na Creative Commons License