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dc.contributor.advisorSalgado, Tania Denise Miskinispt_BR
dc.contributor.authorLorenzoni, Bruna Bertogliopt_BR
dc.date.accessioned2022-11-18T04:55:27Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/251550pt_BR
dc.description.abstractNesta tese investigou-se a evolução histórica de um evento científico, o Salão UFRGS Jovem, e as suas contribuições para o desenvolvimento de habilidades e do conhecimento científico dos estudantes participantes, segundo seus professores orientadores. Como objetivos específicos, analisou-se: o número de trabalhos apresentados por área de conhecimento e modalidades de ensino; a evolução do evento quanto à participação das escolas de educação básica; as questões sociocientíficas abordadas nos trabalhos apresentados no evento; qual a importância atribuída ao Salão UFRGS Jovem pela comunidade acadêmica da UFRGS envolvida no evento; se a participação dos alunos no evento é oportunizada por parte da escola, considerando sua proposta pedagógica; e quais as contribuições do evento para o desenvolvimento de habilidades e do conhecimento científico dos estudantes, na visão de seus professores orientadores. O Salão UFRGS Jovem é uma atividade com participação de alunos da educação básica e da educação profissional técnica de nível médio e é realizado anualmente pela Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A investigação teve duas vertentes. Em uma delas, realizou-se uma pesquisa documental para analisar o decurso histórico desse evento ao longo de seus quinze anos, completados no ano de 2020. Buscou-se nos registros a quantidade de escolas participantes ao longo desse período, as áreas dos trabalhos apresentados e a sua relevância para o público escolar participante e para a comunidade acadêmica desta Universidade. Foi realizada a análise dos resumos dos trabalhos da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias apresentados no evento, nas edições de 2015 a 2017 e na de 2019, a fim de investigar a presença das questões sociocientíficas nos trabalhos apresentados. Observou-se que temáticas como energia renovável, reciclagem e lixo, água, consciência ambiental, biodiversidade, poluição e consumo responsável foram recorrentes nas edições do evento analisadas. Na outra vertente, participaram 36 professores orientadores de trabalhos apresentados no Salão UFRGS Jovem, que responderam a um questionário online. A partir das informações coletadas foi possível traçar o perfil desse público, como idade, escolaridade, tempo de docência, vínculo institucional, área do conhecimento que lecionam e o contato com a iniciação científica na sua formação. A análise das respostas permitiu verificar as contribuições do Salão UFRGS Jovem para os alunos quanto ao desenvolvimento de habilidades e ao conhecimento científico. A análise de conteúdo de Bardin (2010) permitiu identificar que o evento é significativo para o desenvolvimento de 15 habilidades, tomando como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com destaque para a habilidade: Apresentar. A partir deste estudo e respectivos artigos, concluiu-se que a iniciação científica, disponibilizada desde a educação básica nas escolas, é importante no processo de aprendizagem, oportunizando o desenvolvimento de habilidades e a construção do conhecimento. Pode-se afirmar também que a participação em eventos científicos, como o Salão UFRGS Jovem, um espaço de divulgação de pesquisas para além do espaço escolar, contribui para a formação de sujeitos críticos.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis investigated the historical evolution of a scientific event, the UFRGS Youth Hall, and its contributions to the development of skills and scientific knowledge of the participating students, according to their guiding professors. As specific objectives, we analyzed: the number of works presented by area of knowledge and teaching modalities; the evolution of the event regarding the participation of basic education schools; the socio-scientific issues addressed in the works presented at the event; what is the importance attributed to the UFRGS Young Hall by the UFRGS academic community involved in the event; if the participation of students in the event is provided by the school, considering its pedagogical proposal; and what the event's contributions to the development of students' scientific knowledge and skills are, in the view of their guiding professors. The UFRGS Youth Hall is an activity with the participation of students from basic education and high-level technical professional education and is held annually by the Dean of Research at the Federal University of Rio Grande do Sul. The investigation had two aspects. In one of them, documentary research was carried out to analyze the historical course of this event over its fifteen years, completed in the year 2020. The number of participating schools during this period, the areas of the work presented and its relevance to the participating school public and to the academic community of this University. The analysis of abstracts of works in the Natural Sciences and its Technologies area presented at the event, in the editions from 2015 to 2017 and in 2019, was carried out in order to investigate the presence of socio-scientific issues in the works presented. It was observed that themes such as renewable energy, recycling and garbage, water, environmental awareness, biodiversity, pollution, and responsible consumption were recurrent in the analyzed editions of the event. On the other hand, 36 supervisor teachers of works presented at the UFRGS Youth Hall participated, who answered an online questionnaire. From the information collected, it was possible to trace the profile of this public, such as age, education, teaching time, institutional affiliation, area of knowledge they teach and contact with scientific initiation in their training. The analysis of the answers made it possible to verify the contributions of the UFRGS Youth Hall to the students regarding the development of skills and scientific knowledge. Bardin's content analysis (2010) identified that the event is significant for the development of 15 skills, taking the National Common Curricular Base (BNCC) as a reference, with emphasis on the skill: to present. From this study and its articles, it was concluded that scientific initiation, available from basic education in schools, is important in the learning process, providing opportunities for the development of skills and the construction of knowledge. It can also be said that participation in scientific events, such as the UFRGS Youth Hall, a space for the dissemination of research beyond the school space, contributes to the formation of critical subjects.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComunicação e divulgação científicapt_BR
dc.subjectUFRGS Youth Hallen
dc.subjectIniciação científicapt_BR
dc.subjectInquiry-based teachingen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectScientific eventsen
dc.subjectSalão UFRGS Jovem (pt_BR
dc.titleInvestigando as contribuições da iniciação científica na educação básica sob a perspectiva de um evento científico : Salão UFRGS Jovempt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001153795pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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