Orientador educacional : o uso das tecnologias na busca ativa em tempos de pandemia
Visualizar/abrir
Data
2022Tipo
Outro título
Educational advisor : the active search in thimes of pandemic
Assunto
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo estudar o fazer pedagógico do orientador educacional em tempos de Covid-19, tendo como foco específico a busca ativa de estudantes. O atual cenário pandêmico instaurou no mundo inteiro um momento de anormalidade. Dentro da esfera educacional nacional, ressaltam-se duas questões marcantes: a suspensão das aulas presenciais e a adoção de atividades pedagógicas remotas, mediadas ou não por tecnologias. Desta forma, buscou-se realizar uma reflexão sobre os con ...
O presente trabalho teve como objetivo estudar o fazer pedagógico do orientador educacional em tempos de Covid-19, tendo como foco específico a busca ativa de estudantes. O atual cenário pandêmico instaurou no mundo inteiro um momento de anormalidade. Dentro da esfera educacional nacional, ressaltam-se duas questões marcantes: a suspensão das aulas presenciais e a adoção de atividades pedagógicas remotas, mediadas ou não por tecnologias. Desta forma, buscou-se realizar uma reflexão sobre os conceitos de busca ativa, uso de tecnologias, manutenção de vínculos, abandono e evasão escolar e analisar a atuação do OE neste contexto pandêmico. Utilizou-se o Estudo de Caso e para a coleta de dados um questionário online que foi respondido por 16 participantes. Os resultados da busca ativa possibilitaram a expressão de cuidado e valorização; o auxílio ao acesso aos aplicativos e plataformas de ensino; o engajamento com as atividades não presenciais; e a manutenção/criação de vínculos ...
Abstract
The present work had as purpose to study the pedagogical doing of the educational advisor in times of Covid-19, with a specific focus the active searching for students. The current pandemic scenery established around the world a moment of abnormality. Inside the national educational sphere, two memorable points are highlighted: the suspension of the presential classes and the adoption of the remote pedagogical activities, mediated or not by technologies. Thus, it sought to reflect about the con ...
The present work had as purpose to study the pedagogical doing of the educational advisor in times of Covid-19, with a specific focus the active searching for students. The current pandemic scenery established around the world a moment of abnormality. Inside the national educational sphere, two memorable points are highlighted: the suspension of the presential classes and the adoption of the remote pedagogical activities, mediated or not by technologies. Thus, it sought to reflect about the concepts of active search, Technologies, maintenance of bonds, scholar abandon and evasion and analyze the EA act in this pandemic context. It was used the Study of Case and for the data collection an online questionnaire that was answered by 16 participants. The results of the active search enabled the expression of care and appreciation; the support to the app access and teaching platforms; the engagement with non-presential activities; and the maintenance/creation of links. ...
Contido em
SCIAS - Educação, Comunicação e Tecnologia. Belo Horizonte, MG. Vol.4, n.1 (jan./jun. 2022), p. 141-164
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40305)Ciências Humanas (6926)
Este item está licenciado na Creative Commons License