Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCorbellini, Silvanapt_BR
dc.contributor.authorSouza, Lúcia Barros dept_BR
dc.date.accessioned2022-11-04T04:37:28Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn2674-905Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/250673pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo estudar o fazer pedagógico do orientador educacional em tempos de Covid-19, tendo como foco específico a busca ativa de estudantes. O atual cenário pandêmico instaurou no mundo inteiro um momento de anormalidade. Dentro da esfera educacional nacional, ressaltam-se duas questões marcantes: a suspensão das aulas presenciais e a adoção de atividades pedagógicas remotas, mediadas ou não por tecnologias. Desta forma, buscou-se realizar uma reflexão sobre os conceitos de busca ativa, uso de tecnologias, manutenção de vínculos, abandono e evasão escolar e analisar a atuação do OE neste contexto pandêmico. Utilizou-se o Estudo de Caso e para a coleta de dados um questionário online que foi respondido por 16 participantes. Os resultados da busca ativa possibilitaram a expressão de cuidado e valorização; o auxílio ao acesso aos aplicativos e plataformas de ensino; o engajamento com as atividades não presenciais; e a manutenção/criação de vínculospt_BR
dc.description.abstractThe present work had as purpose to study the pedagogical doing of the educational advisor in times of Covid-19, with a specific focus the active searching for students. The current pandemic scenery established around the world a moment of abnormality. Inside the national educational sphere, two memorable points are highlighted: the suspension of the presential classes and the adoption of the remote pedagogical activities, mediated or not by technologies. Thus, it sought to reflect about the concepts of active search, Technologies, maintenance of bonds, scholar abandon and evasion and analyze the EA act in this pandemic context. It was used the Study of Case and for the data collection an online questionnaire that was answered by 16 participants. The results of the active search enabled the expression of care and appreciation; the support to the app access and teaching platforms; the engagement with non-presential activities; and the maintenance/creation of links.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofSCIAS - Educação, Comunicação e Tecnologia. Belo Horizonte, MG. Vol.4, n.1 (jan./jun. 2022), p. 141-164pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducational advisoren
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectActive searchen
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectTechnologiesen
dc.subjectScholar abandonen
dc.subjectScholar evasionen
dc.titleOrientador educacional : o uso das tecnologias na busca ativa em tempos de pandemiapt_BR
dc.title.alternativeEducational advisor : the active search in thimes of pandemicen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001151843pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples