Discurso médico-ginecológico em plataformas de mídia social: relações de poder, gênero e Instagram
Fecha
2022Autor
Tutor
Nivel académico
Doctorado
Tipo
Materia
Resumo
Considerando o histórico da ginecologia que teve seu surgimento baseado em diferença sexual, hierarquias e regimes de dominação através de saberes médicos vistos como objetivos e racionais, buscamos compreender como esse discurso aparece hoje no Instagram a partir de um olhar comunicacional sobre as relações de poder e gênero. O Instagram é entendido como uma plataforma de mídia social que não é neutra, tem objetivos econômicos e relações assimétricas de poder. O gênero é considerado pela sua h ...
Considerando o histórico da ginecologia que teve seu surgimento baseado em diferença sexual, hierarquias e regimes de dominação através de saberes médicos vistos como objetivos e racionais, buscamos compreender como esse discurso aparece hoje no Instagram a partir de um olhar comunicacional sobre as relações de poder e gênero. O Instagram é entendido como uma plataforma de mídia social que não é neutra, tem objetivos econômicos e relações assimétricas de poder. O gênero é considerado pela sua historicidade, interseccionalidade e materialidade. O problema de pesquisa parte da seguinte questão: De que modo a categoria de gênero é constituída nas relações de poder do discurso médico-ginecológico no Instagram atualmente? O objetivo geral é analisar a categoria de gênero nas relações de poder do discurso médico-ginecológico no Instagram nos dias de hoje. Para ser capaz de explorar esta questão, foram desenvolvidos os seguintes objetivos específicos: a) identificar como são utilizadas as estruturas que permitem ou limitam este tipo de discurso em mídia social; b) reconhecer o sentido multimodalmente construído nas publicações das ginecologistas; c) sistematizar e identificar padrões e rupturas nas interações recebidas nas postagens; d) discutir sobre as relações de poder que perpassam o discurso com foco na categoria de gênero. Considerando tais inquietações, a abordagem metodológica desta pesquisa é Análise de Discurso Mediada por Computador (ADMC), que pode ser utilizada como uma análise de conteúdo com foco na linguagem e que possibilita uma observação quanti-qualitativa do objeto a partir de quatro níveis: Estrutura, Sentido, Interação e Comportamento Social. Foram coletados 88 perfis brasileiros que têm mais de 5 mil seguidores no Instagram através da ferramenta CrowdTangle, pelo termo “gineco”. A partir desses perfis, foram coletadas as publicações do ano de 2021, que resultaram em um total de 16.639 postagens. Para a análise através da ADMC, foram selecionadas as 100 publicações com a maior taxa de interação. Como resultado, percebemos que a maioria das publicações são de fotos únicas sem muitas edições e com pouca legenda, o que era esperado pelo Instagram em sua criação. A maioria das publicações tem teor mais pessoal do que profissional. O assunto mais recorrente foram acontecimentos e datas comemorativas, com destaque também aparecem as publicações sobre fisiologia relacionadas à ginecologia, como menstruação, alterações hormonais, anticoncepcionais e relações sexuais. A intencionalidade mais recorrente é a de expressar sentidos, seguida de apresentação de conteúdos de modo didático. As interações, no geral, aceitam e elogiam as publicações, além de trazerem experiências próprias sobre o conteúdo publicado. Por fim, percebe-se que o gênero ainda é baseado no binarismo oposicional, sem debates além da perspectiva hegemônica cisgênera e hétera. A figura médica é construída através de uma persona pública que busca a legitimação através de estratégias de visibilidade dentro do fenômeno da plataformização. As relações de poder parecem ser baseadas em legitimação e resistência, na busca por um espaço de troca de experiências, mas sem muita visibilidade para a diversidade dos corpos e questões de saúde pública. ...
Abstract
Considering the history of gynecology that was based on sexual difference, hierarchies and regimes of domination, we seek to understand how this discourse appears on Instagram from a communicational perspective at the relations of power and gender. Instagram is understood as a social media platform that is not neutral, has economic goals and asymmetrical power relations. Gender is considered for its historicity, intersectionality and materiality. The research problem is: How is the gender categ ...
Considering the history of gynecology that was based on sexual difference, hierarchies and regimes of domination, we seek to understand how this discourse appears on Instagram from a communicational perspective at the relations of power and gender. Instagram is understood as a social media platform that is not neutral, has economic goals and asymmetrical power relations. Gender is considered for its historicity, intersectionality and materiality. The research problem is: How is the gender category constituted in the power relations of the medical-gynecological discourse on Instagram today? The general objective is to analyze the gender category in the power relations of the medical-gynecological discourse on Instagram nowadays. To be able to explore this question, the specific objectives are: a) to identify how the structures that allow or limit this type of discourse in social media are used; b) recognize the multimodal meaning constructed in the publications of gynecologists; c) systematize and identify patterns and ruptures in the interactions received in the posts; d) discuss the power relations that permeate the discourse with a focus on the gender category. Considering these concerns, the methodological approach of this research is Computer-Mediated Discourse Analysis (CMDA), which can be used as a content analysis focused on language and which allows a quantitative-qualitative observation of the object from four levels: Structure, Meaning, Interaction and Social Behavior. The collection of profiles and publications was performed using the CrowdTangle tool. We collected 88 Brazilian profiles on Instagram, which have more than 5.000 followers, using the term “gyneco” in the username or title. From these profiles, the publications of the year 2021 were collected, which resulted in a total of 16,639 posts. For analysis through CMDA, the 100 publications with the highest interaction rate were selected. As a result, we noticed that most of the posts are single photos without many edits and with little caption, which was expected by Instagram in its creation. Most publications are more personal than professional. The most recurrent subject were events and commemorative dates, with emphasis also on publications on physiology related to gynecology, such as menstruation, hormonal changes, contraceptives and sexual intercourse. The most recurrent intention is to express meanings, followed by the presentation of contents in a didactic way. The interactions, in general, accept and praise the publications, in addition to bringing their own experiences about the published content. Finally, it is clear that the gender is still based on oppositional binarism, without debates beyond the hegemonic cisgender and straight perspective. The medical figure is constructed through a public persona that seeks legitimacy through visibility strategies within the platformization phenomenon. Power relations seem to be based on legitimation and resistance, in the search for a space for exchanging experiences, but without much visibility for the diversity of bodies and public health issues. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação.
Colecciones
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Ciencias Sociales Aplicadas (6097)
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