Geografia e educação do campo : um campo de possibilidades
View/ Open
Date
2022Type
Abstract in Portuguese (Brasil)
O Presente artigo é fruto de parte da nossa pesquisa realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Investigamos como o Ensino de Geografia, por meio dos conceitos de Lugar, Paisagem e Território, pode contribuir para a Educação do Campo, considerando a vida dos sujeitos que interagem e (re)constroem o espaço rural. Para tanto, entrevistamos professores que atuam em áreas rurais para conhecer os seus fazeres pedagógicos, analisamos os livros didáticos específicos para estudantes do cam ...
O Presente artigo é fruto de parte da nossa pesquisa realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Investigamos como o Ensino de Geografia, por meio dos conceitos de Lugar, Paisagem e Território, pode contribuir para a Educação do Campo, considerando a vida dos sujeitos que interagem e (re)constroem o espaço rural. Para tanto, entrevistamos professores que atuam em áreas rurais para conhecer os seus fazeres pedagógicos, analisamos os livros didáticos específicos para estudantes do campo, analisamos o domínio dos professores acerca desses conceitos e de que modo são trabalhados em sala de aula, e como é a abordagem conceitual nos livros didáticos. Com isso, tecemos aproximações epistemológicas entre a Geografia e a Educação do Campo no sentido de compreender como a ciência geográfica pode dialogar com a educação realizada em áreas rurais do Brasil. Nossa leitura de mundo está ancorada no Paradigma da Complexidade. ...
In
Revista de Ensino de Geografia. Uberlândia. Vol. 13, n. 24 (jan./jun. 2022), p. 144-158
Source
National
Collections
-
Journal Articles (42430)Humanities (7377)
This item is licensed under a Creative Commons License
